Rio terá operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em novembro, durante reunião do G20

Medida visa reforçar segurança durante o evento internacional, que terá a presença de chefes de Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve decretar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para o Rio de Janeiro durante a cúpula do G20, em novembro. A medida, comum em grandes eventos, garantirá que a segurança do encontro seja coordenada pelo governo federal.

O secretário estadual de Segurança Pública do Rio, Victor Cesar Santos, explicou que a decisão é rotineira em eventos de grande porte: “Em todos os grandes eventos que envolvem chefes de Estado de outros países a GLO é uma regra. Temos que entender que o Brasil é o país anfitrião e tem a responsabilidade de garantir a segurança de todos. A decretação é um ato do governo federal, mas que já estava previsto.”

Nesta terça-feira (29), autoridades de segurança do Rio se reuniram com representantes federais para discutir a escalada de violência no estado. Recentemente, três pessoas inocentes foram mortas na Avenida Brasil, e o governador Cláudio Castro solicitou ao governo federal uma articulação mais robusta contra o crime organizado no estado. O presidente Lula planeja se encontrar com os governadores ainda nesta semana para debater medidas de segurança.

Grupo de Trabalho será formado para combater crime organizado no Rio

Além disso, o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, anunciou a formação de um Grupo de Trabalho focado na inteligência para combater o crime organizado no Rio. “Precisamos romper as barreiras das instituições ou mesmo das federações, dos Estados. Nós precisamos sentar e trabalhar integradamente. Estamos pensando agora muito mais na estruturação de uma rede de inteligência que possa entender e analisar a economia do crime. Outro ponto é o porquê de ter tantos fuzis no Rio. É muito fuzil para pouco metro quadrado e ele é um símbolo do domínio territorial,” destacou Sarrubbo.

Com informações de O Globo

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também