Rio tem a madrugada mais fria do ano e previsão é de ventania e ressaca com ondas de até três metros

maio 18, 2022 /

A velocidade do vento poderá chegar a 76 km/h na orla do Rio

O Rio registrou a madrugada mais fria do ano nesta quarta-feira (18). Segundo o Alerta Rio, os termômetros marcaram 13,2 graus no Alto da Boa Vista, às 6h30. Essa foi a menor mínima deste ano, mas a temperatura pode cair ainda mais até a quinta-feira. A previsão para a próxima madrugada é que sejam registrados 11 graus. Além disso, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca com ondas de até três metros que podem atingir a orla da cidade das 9h desta quarta-feira às 9h de quinta-feira.

Parque Nacional de Itatiaia

Pico das Agulhas Negras, uma das referência de frio em Itatiaia

No Pico das Agulhas Negras, em Itatiaia, a temperatura chegou a três graus abaixo de zero. Em Nova Friburgo, os termômetros marcaram sete graus. A friaca derrubou as temperaturas abaixo de zero em cidades da Serra Catarinense e na Serra Gaúcha, com previsão de neve para amanhã. Campos do Jordão, em São Paulo, enfrenta frio rigoroso e a previsão para madrugada desta quinta-feira é de um grau negativo. Os hotéis da cidade estão lotados. Por conta das baixas tempeturas, a Prefeitura de São Paulo decidiu abrir as estações do metrô para abrigar a população de rua.

Lumiar, Nova Friburgo, também registra baixa temperatura

Segundo meteorologistas, a onda de frio deve-se ao deslocamento de um sistema de baixa pressão sobre o oceano que influencia o tempo na cidade do Rio, com previsão de 11 graus para esta quinta-feira( 19). Nesta quarta-feira, o céu fica parcialmente nublado a claro ao longo do dia. Não há previsão de chuva, e os ventos estarão moderados (entre 18,5 km/h e 51,9 km/h) a fortes (entre 52 km/h e 76 km/h), sendo mais intensos à noite. A máxima prevista é de 22 graus.

Ainda de acordo com o Alerta Rio, na quinta e na sexta-feira (20), o tempo permanece instável, com previsão de chuva fraca isolada durante a noite de quinta-feira e a qualquer momento da sexta-feira. Os ventos poderão ultrapassar os 76 km/h, principalmente no litoral da cidade. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa de chuva menor que 5 mm em toda a cidade.

Ao longo do sábado (21), o transporte de umidade do oceano para o continente manterá o tempo instável com céu nublado a parcialmente nublado e chuvisco/chuva fraca isolada a qualquer momento e ventos moderados, de até cerca de 50 km/h. Os modelos numéricos de previsão do tempo também indicam uma estimativa média de chuva de 5 mm para este dia em toda a cidade. Já no domingo (22), haverá redução de nebulosidade sobre a cidade do Rio de Janeiro e não há mais previsão de chuva.

O Centro de Operações Rio (COR), da prefeitura, recomenda que, em meio à ressaca do mar, é preciso que os banhistas evitem o banho de mar e a prática de esportes dentro d’água. Além disso, é recomendado que não se permaneça em mirantes na orla e que pescadores evitem navegar. Em caso de algum acidente, a orientação é não entre no mar para resgatar vítimas de acidente e acionar imediatamente os bombeiros pelo telefone 193.

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.

[ivory-search 404 "The search form 61543 does not exist"]