Abril trouxe um verdadeiro presente para o turismo carioca. Além do outono ameno, o mês emendou uma sequência de seis dias de folga, criando uma onda de descanso e lazer pouco comum no calendário. Entre a Sexta-feira da Paixão, o domingo de Páscoa e o Dia de São Jorge, passando pelo feriado de Tiradentes e um ponto facultativo na terça-feira, o carioca e os visitantes poderão aproveitar quase uma semana inteira de celebrações e eventos. De acordo com o Visit Rio Convention Bureau, a expectativa é de que a cidade arrecade R$ 100 milhões somente nesse período. A previsão do tempo aponta sol entre nuvens e possibilidade de chuvas isoladas em todos os dias.
E o ritmo não desacelera na semana seguinte. O Rio volta a ser palco de grandes eventos com mais uma onda de quatro dias de folga — começando pelo Dia do Trabalhador, em 1º de maio — e o aguardado show de Lady Gaga em Copacabana, no sábado, dia 3. Segundo projeções da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e da Riotur, o impacto econômico pode ultrapassar R$ 600 milhões.
A cidade será movimentada por ao menos 12 eventos, com atrações que vão do esporte à cultura. Entre os destaques esportivos estão o Campeonato Sul-Americano de Tênis de Mesa, o Crossfit Copa Sur, o Triathlon Sprint & Standard e a Corrida da Mesa do Imperador. Já no setor cultural, o público poderá curtir a Tardezinha do Thiaguinho e o show dos 60 anos da banda Scorpions. O World Creativity Day 2025, de 21 a 23 de abril, também marca presença com programação no Centro Cultural Banco do Brasil.
— Movimenta a cidade em um mês antes considerado de baixa temporada: com hotéis cheios e aumento de gastos em bares e restaurantes e no comércio, gerando emprego e renda para a população — avaliou Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
A expectativa do setor hoteleiro é otimista. A média de ocupação prevista é de 85%, podendo chegar a 95% em 19 de abril. A Zona Oeste lidera as reservas com 92,6% de ocupação estimada, enquanto a Zona Sul deve registrar índices ainda mais altos com a chegada de turistas para o show de Lady Gaga.
— Ter um calendário integrado em que um feriado se conecta com um grande evento, como é o caso do Web Summit, que por sua vez se entrelaça com outro feriado e o aguardado show da Lady Gaga, nos permite manter uma oferta contínua e diversificada de atrações ao longo de todo o ano, maximizando o potencial turístico da cidade — explicou o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck.
Com informações de O GLOBO.