Ícone do site Nova Iguassu Online

Rio recebe 19ª edição do maior festival de harpas do mundo com duas etapas

Apresentações do RioHarpFestival ocorrerão em locais como CCBB, Palácio São Clemente e Sesc Quitandinha, em Petrópolis

Com tradição e elegância, o Rio de Janeiro volta a sediar, em julho de 2024, o RioHarpFestival em sua 19ª edição mundial. O evento gratuito ocorrerá ao longo do mês, dividido em duas etapas devido à alta demanda. A primeira fase começa nesta segunda- feira (1º) a 31 de julho, seguida pela segunda no período de 1º a 30 de setembro. Trinta artistas de 22 países participarão, com homenagem especial à África nesta edição do festival.

O projeto, que se estende tanto pela capital quanto por outras localidades do estado, incluirá concertos em diversas instituições culturais. Entre os locais confirmados estão o Centro Cultural Banco do Brasil; Arte Sesc Rio no Flamengo; Centro Cultural da Justiça Federal na Cinelândia; SESC Quitandinha em PetrópolisReal Gabinete Português de LeituraBiblioteca NacionalJockey ClubPalácio São Clemente – Consulado de PortugalCasa Museu Eva Klabin; além de pontos turísticos e históricos como o Corcovado e o Forte de Copacabana.

O festival integra o projeto Música no Museu, que proporciona recitais e apresentações musicais gratuitas em museus e outros espaços na cidade e em todo país. Em 2022, o Música no Museu foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal.

A programação desta edição inclui uma variedade de estilos, desde a harpa tradicional até o koto japonês e harpas africanas, árabes e indianas. O evento também apresenta fusões musicais entre artistas de diferentes continentes, além de proporcionar oportunidades para crianças e adolescentes das comunidades cariocas dividirem o palco com os harpistas estrangeiros.

O festival contará com a participação de 30 harpistas de 22 países e aproximadamente 150 músicos, que compõem várias orquestras, a maioria delas de programas de inclusão social desenvolvidos em comunidades locais. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

19ª Edição RioHarpFestival – Projeto Música no Museu

Sair da versão mobile