Rio manterá calendário de vacinação nos feriados de Tiradentes e São Jorge; com 163 mortes por covid-19, Queimados não vacinará nesta quarta-feira

abril 20, 2021 /

A vacinação contra a covid-19 vai acontecer normalmente esta semana no Rio. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que não haverá interrupção nem na quarta-feira, Tiradentes, e nem na sexta, Dia de São Jorge. Vale destacar que esses feriados foram antecipados durante o período de dez dias — do dia 26 de março ao dia 4 de abril — de medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 por lei estadual. De acordo com o calendário da prefeitura, homens de 61 anos e profissionais de saúde com 48 anos ou mais serão vacinados nesta terça-feira.
A SMS inaugurou um ponto de imunização na quadra da Portela, em Madureira, na Zona Norte do Rio.  A unidade ficará aberta de segunda a sexta, entre 8h e 17h.

Queimados, com 163 mortes por covid-19,  não terá vacinação amanhã

Os cidadãos que tomariam amanhã, quarta-feira (23), a  segunda dose de vacina contra covid-19 em Queimados terão que esperar mais um dia. E os idosos do grupo de risco trão que aguardar mais um dia. É que a Prefeitura decidiu suspender a vacinação amanhã, Dia de Tiradentes, feriado nacional que foi antecipado em março últiomo em todo Estado do Rio de Janeiro. A previsão é de que na quinta-feira, quando a vacinação for retomada, o tamanho na fila nos postos seja ainda maior. Queimados registra 163 mortes por covid-19 até hoje, dez óbitos suspeitos e tem 3.730 casos da doença confirmados.

Mudanças
A partir da próxima semana, a Prefeitura do Rio começa a vacinar pessoas com 59 anos. No entanto, além do critério etário, apenas pessoas com diabetes, doenças pulmonares graves e problemas cardíacos receberão as doses.
Para serem imunizados, cariocas com comorbidades deverão levar o atestado médico indicando a necessidade, as três últimas receitas dos remédios controlados ou um laudo de exame que comprove a doença crônica. Além disso, deverão levar um documento de identificação com foto. Os atestados deverão ter um código QR ou devem ser originais, com a assinatura do médico.
Os grupos de comorbidades listados pelo PNI são: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, doenças renais crônicas, além de cirrose hepática, anemia falciforme, Síndrome de Down e pessoas imunossuprimidas. Para ver quais são as comorbidades incluídas no PNI, basta clicar aqui.
Caso se encaixe em um ou mais dos critérios acima, a pessoa deverá procurar os postos de saúde obedecendo as seguintes datas:

Segunda-feira (26) – Mulheres com 59 anos;
Terça-feira (27) – Homens com 59 anos;
Quarta-feira (28) – Mulheres com 58 anos;
Quinta-feira (29) – Homens com 58 anos;
Sexta-feira (30) – Mulheres com 57 anos;
Sábado (1º) – Homens com 57 anos.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.