Quase todo o Rio Grande do Sul está sob possibilidade muito alta de novas inundações e/ou enxurradas —ocorrências hidrológicas—, neste domingo (12), de acordo com boletim do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
Dentro dessa área de risco está a região metropolitana de Porto Alegre e as regiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste. O risco é derivado da previsão de mais chuvas, a permanência das inundações no estado, além dos acumulados de chuva dos últimos dias e das condições de saturação do solo, aponta o Cemaden.
Somente a região Centro Ocidental do estado escapa da classificação “muito alta”, mas, ainda assim, encontra-se sob possibilidade alta de ocorrências hidrológicas.
O Sul Catarinense, na área litorânea, também se encontra sob possibilidade alta.
O Cemaden também aponta uma probabilidade alta de deslizamentos –movimentos de massa– nas regiões Nordeste e Centro-Oridental do Rio Grande do Sul e na região metropolitana de Porto Alegre
Sobe para 81 mil o número de pessoas em abrigos no estado
O balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgou que o número de pessoas em abrigos na tragédia que atingiu o estado já soma 81.043 pessoas. Os dados foram divulgados às 18h deste sábado (11/5). O número de mortos não subiu, se mantendo em 136 pessoas que não sobreviveram com as inundações no estado.
*com informações da Folha de SP e Correio Braziliense.