Ícone do site Nova Iguassu Online

Rio de Janeiro vive “década de ouro” no turismo com recorde de eventos em 2024

Cidade Maravilhosa atrai turistas e negócios com agenda diversificada e investimentos estratégicos | Foto: Fernando Maia/RioTur

O ano de 2024 marcou um momento histórico para o turismo no Rio de Janeiro. De acordo com dados do Visit Rio, a cidade sediou 485 eventos, o maior número desde 2015, representando um aumento de 45,21% em relação a 2023. O impacto na economia também foi expressivo: R$ 8,4 bilhões movimentados e R$ 402 milhões arrecadados em ISS.

Esse resultado é fruto de uma estratégia consistente de promoção do destino, fortalecimento de parcerias e diversificação da agenda, que têm atraído públicos variados. Por meio de colaborações com o setor privado e órgãos públicos, ampliamos nossa presença em feiras e eventos estratégicos para promover a cidade”, destacou Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

O levantamento revelou a diversidade do setor turístico carioca. O segmento esportivo liderou com 78 eventos, seguido pelo de entretenimento, com 77. Áreas como medicina e sustentabilidade também se destacaram, mostrando a versatilidade da cidade em receber diferentes tipos de eventos. Dos eventos realizados em 2024, 32% foram internacionais, 26% nacionais e 42% regionais.

Werneck também atribuiu o sucesso ao investimento em estratégias digitais nos últimos dois anos. “Desde o relançamento da marca Visit Rio como oficial de promoção do destino, temos alcançado resultados excelentes. Estamos no caminho certo para posicionar o Rio como um destino competitivo e desejado no cenário internacional, tanto para organizadores de eventos quanto para turistas.”

Junho foi o mês com maior número de eventos em 2024, indicando que o inverno carioca tem se tornado uma temporada estratégica para o turismo. “O Rio continua provando que vai muito além do óbvio — não é só verão, Carnaval e praia. Aqui, a festa acontece o ano inteiro. E 2025 promete ainda mais”, concluiu Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio.

Com informações do Diário do Rio

Sair da versão mobile