Rio de Janeiro será a sede do maior evento artístico de pessoas com deficiência do Brasil

Apae lança o Festival Nossa Arte 2024 no dia 7/11, no Palácio Guanabara. Evento também marca os 70 anos da Apae Rio e reunirá 2 mil pessoas em dezembro no Expomag

O Rio de Janeiro sediará pela primeira vez o maior evento artístico de pessoas com deficiência intelectual e múltipla de todo o país. Realizado pela Apae Brasil, o XII Festival Nacional Nossa Arte deverá reunir mais de 2 mil pessoas, entre artistas, acompanhantes e profissionais – das Apaes de 22 estados e do Distrito Federal, no período de 9 a 12 de dezembro, no Expomag, Centro. O evento contará com apresentações de dança, teatro e música e exposição de obras de literatura e de artes visuais e que também marca os 70 anos da APAE RIO, a primeira do Brasil.

A solenidade de lançamento oficial do Festival Nossa Arte 2024 será nesta quinta-feira (7/11), às 10h, no salão nobre do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do Governo do Estado. Na edição 2024, o festival terá como madrinha a primeira-dama Analine Castro, que já confirmou presença no lançamento, ao lado de diversas outras autoridades convidadas. Estarão presentes, entre outros, o presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), conhecida por Apae Brasil, Jarbas Feldner de Barros; o presidente da Apae Rio, Marcus Soares, e a superintendente Márcia Carvalho Rocha.

Na tarde de quinta (8/11), também no Palácio Guanabara, lideranças do movimento apaeano do Brasil e do Estado do Rio e os coordenadores de arte e cultura das delegações que participarão do festival em dezembro se reúnem no Congresso Técnico Artístico. O congresso – que tradicionalmente ocorre um mês antes do festival – é um evento técnico preparatório para que o Festival Nossa Arte obtenha o sucesso esperado. O objetivo é debater detalhes como premiação, classificação, inscrição, documentação, programação, dinâmica das apresentações, visita técnica às instalações do festival, entre outros.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também