
Rio de Janeiro ganha plano para a liberdade religiosa
janeiro 24, 2018 /
Em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no último dia 21, a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos apresentou o Plano Estadual de Promoção da Liberdade Religiosa e o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa no 1º Diálogo Inter-religioso, desta terça-feira (23).
De acordo com o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes, o plano é destinado a orientação e a conscientização da população. “Especialmente aos servidores públicos que atuam nos diferentes órgãos do estado, assegurando a utilização igualitária dos espaços, livre de preconceitos e discriminações. Esse encontro, com representantes de diversas religiões, mostra também que não basta apenas tolerar a crença do outro, mas que é necessário respeitar o livre exercício da fé”, explicou o secretário.
O plano tem como objetivo estabelecer políticas públicas para a promoção da liberdade religiosa em todo o Estado do Rio de Janeiro. De caráter permanente, contém ações programáticas e recomendações, a fim de aplicar o princípio da laicidade do estado, com as garantias fundamentais de liberdade de crença e culto, tanto nos espaços públicos quanto privados.
“Espero que o Cristo Redentor nos ilumine, proteja e mostre ao ser humano a necessidade da harmonia entre todas as religiões. Nós não vamos superar tantas adversidades sem a harmonia que esperamos construir aqui hoje”, disse a primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jardim.
O conselho terá, entre suas atribuições, contribuir para a definição de políticas públicas destinadas a promover a liberdade religiosa.
Ao longo deste ano, a secretaria promoverá outras edições do Diálogo Inter-religioso, em diversos templos religiosos do Rio de Janeiro.
Para dar apoio às vítimas de intolerância religiosa, a secretaria lançou em 2017 o Disque Combate ao Preconceito: (21) 2334 9551.
Aloma Carvalho
