Rio de Janeiro amplia iniciativas para segurança viária com parceria entre iFood e Prefeitura

A cerimônia, realizada no Centro de Operações e Resiliência (COR), contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, Luiz Eduardo Oliveira, presidente da CET Rio, Maína Celidonio, Secretária Municipal de Transportes, Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde.

Acordo prevê o uso de tecnologia e ações educativas para tornar a cidade referência em mobilidade segura

O iFood e a Prefeitura do Rio de Janeiro firmaram ontem (16) um Acordo de Cooperação Técnica para troca de informações, com o objetivo de impulsionar políticas públicas voltadas à segurança viária. A iniciativa fortalece o intercâmbio de dados estratégicos e a implementação de campanhas educativas e reforça o compromisso do município do Rio e da empresa com um trânsito mais seguro para todos. A cerimônia, realizada no Centro de Operações e Resiliência (COR), contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, Luiz Eduardo Oliveira, presidente da CET Rio, Maína Celidonio, Secretária Municipal de Transportes, Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde.

O princípio do acordo entre a CET Rio e iFood, primeira empresa de aplicativo de entrega a fechar esse tipo de parceria com o município, é estabelecer um intercâmbio de informações sobre o sistema de mobilidade da cidade. Esta troca reforçará a base de dados que subsidia a tomada de decisão, a construção de políticas públicas e a implementação de ações para aprimorar a segurança viária na cidade do Rio de Janeiro.

A parceria permitirá a análise detalhada das rotas mais utilizadas por entregadores, contribuindo para o aprimoramento da infraestrutura viária, o desenvolvimento de políticas públicas focadas na segurança no trânsito e no controle de velocidade e a criação de ferramentas que estimulem comportamentos seguros. Essas informações serão fundamentais para criar um ambiente viário mais consciente e protegido, beneficiando não apenas entregadores, mas todos os motociclistas e ciclistas que circulam pela cidade.

“Estamos preocupados com a vida de quem anda de moto, mas também com o impacto que o desrespeito às regras de trânsito e atos de irresponsabilidade causam na saúde pública. Acabamos deixando de atender pessoas doentes para cuidar de vítimas de algo que poderia ser evitado. É possível evitar tantos acidentes e mortes se todos seguirem regras de trânsito. Motoristas de carro precisam estar atentos às motos, e os motociclistas, por sua vez, devem se posicionar corretamente na via, respeitar as leis e evitar manobras arriscadas. Acredito que conseguiremos baixar os números alarmantes de acidentes com as novas medidas”, declarou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

“Assinamos, hoje, esse compromisso com satisfação, porque os dados são alarmantes e exigem ação. Sabemos que não é possível fazer isso sozinhos. O iFood já tem ações de prevenção em curso, mas essa parceria com a Prefeitura e a CET-Rio nos dá acesso a dados mais estratégicos, fortalecendo o que já fazemos para cuidar da segurança viária no Rio” destacou a diretora de Políticas Públicas do iFood, Debora Gershon.

Além do intercâmbio de dados, a parceria busca engajar ainda mais os entregadores em práticas seguras no trânsito, com iniciativas como oficinas colaborativas, campanhas nas redes sociais, ativações especiais durante o “Maio Amarelo” e ações educativas presenciais nos pontos de apoio do iFood. A plataforma Decola Safety também será um pilar dessa mobilização, oferecendo treinamentos online.

Algumas dessas iniciativas já tiveram início no Rio de Janeiro, reforçando o comprometimento do iFood com a parceria junto à cidade e vanguarda da capital carioca em soluções inteligentes para mobilidade e segurança. Entre elas, cerca de 4 mil entregadores foram formados no Decola Safety nos últimos 30 dias e foi realizada uma ação de envio de mensagens educacionais para todos entregadores do Rio, alertando sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, como não trafegar na contramão, não passar no semáforo vermelho e não andar acima da velocidade permitida.

Educação e tecnologia para um trânsito mais seguro

A parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro faz parte das iniciativas da Visão Zero, área do iFood dedicada à segurança viária dos entregadores, criada a partir da percepção da empresa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável. Com cerca de um ano de atuação, a área vem trabalhando no desenvolvimento de estímulos para que os entregadores tenham uma direção cada vez mais segura, como treinamentos, mensagens educacionais enviados pelo app, bonificações financeiras para entregadores que adotam uma direção mais segura, entre outros.

“A segurança dos entregadores é uma prioridade inegociável para o iFood. Buscamos zerar as mortes e lesões graves entre esses profissionais, mas sabemos que esse é um trabalho a longo prazo, com uma atuação em conjunto entre o setor público, toda a sociedade e as empresas. Essa parceria com a CET Rio reforça o nosso compromisso em colaborar com condições mais seguras no trânsito, onde todos estão envolvidos,” afirma Debora Gershon, diretora de Políticas Públicas do iFood.

A executiva explica que, embora essa seja uma construção coletiva e de longo prazo, o iFood está comprometido em colaborar para um trânsito mais seguro. “A parceria com a CET Rio reforça o impacto positivo da colaboração entre empresas, sociedade e poder público. Sabemos que a velocidade é um fator crítico na segurança viária, e por isso investimos no incentivo ao respeito aos limites e no uso de dados estratégicos para embasar políticas que melhorem o trânsito. Unindo forças, conseguimos atuar de forma mais assertiva na construção de um ambiente viário mais equilibrado e seguro para todos”, conclui Gershon.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também