Ícone do site Nova Iguassu Online

Ricardo Nunes, do MDB, é reeleito prefeito de São Paulo; veja quais são os prefeitos de capitais que venceram a eleição no segundo turno

Ricardo Nunes, do MDB, vai permanecer comandando a maior cidade da América Latina.

Eleitores de 15 capitais brasileiras voltaram às urnas neste domingo (27) e decidiram neste segundo turno quem são os prefeitos que vão administrá-las pelos próximos quatro anos. As disputas aconteceram nas cinco regiões do país. O MDB reelegeu Ricardo Nunes prefeito de São Paulo, a maior cidade da América Latina, Sebastião Melo em Porto Alegre e Igor Normando em Belém.

Em sua primeira entrevista como prefeito reeleito, Nunes dedicou sua vitória ao goevernador Tarcísio Freita, que o apoiou na reta final da campanha. Tarcísio é um carioca que disputa com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado ( Goiás) a liderança do eleitorado de direita para disputar a sucessão do presidente Lula em 2026.

O PL de Jair Bolsonaro esteve presente em nove das 15 capitais que tiveram segundo turno — e conquistou duas dessas prefeituras. No primeiro turno, o partido havia angariado duas capitais: Tião Bocalom, reeleito em Rio Branco (AC), e JHC, reeleito em Maceió (AL). 

Já o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não havia conseguido angariar nenhuma capital na primeira fase da eleição, e disputou o segundo turno em quatro capitais. Os candidatos petistas saíram vitoriosos em uma delas, Fortaleza, com Evandro Leitão.

Duas dessas capitais neste segundo turno reproduziram o confronto direto entre o PT de Lula e o PL de Bolsonaro. Em Cuiabá, no Mato Grosso, o deputado federal Abílio Brunini (PL) venceu o candidato do PT, Lúdio. Já em Fortaleza, o também deputado federal André Fernandes (PL) concorreu com Evandro Leitão (PT), que saiu vitorioso. 

Nunes em SP e Fuad em BH

Em São Paulo, os eleitores optaram por Ricardo Nunes, que recebeu 59,56% dos votos válidos, derrotando o candidato Guilherme Boulos (PSOL).

O resultado saiu às 18h43 com 89,78% das urnas apuradas. Boulos teve 40,43% dos votos válidos. Os adversários tiveram cerca de 1 milhão de votos de diferença. 59,57% dos votos com 90,11% das urnas apuradas. O adversário, Guilherme Boulos, candidato pelo Psol, concentrou 40,44% dos votos válidos. Na capital mineira, os belo-horizontinos elegeram Fuad Noman (PSD) neste domingo. 

Veja abaixo a lista de prefeitos eleitos nas capitais brasileiras neste segundo turno: 

Sudeste:

Centro-Oeste:

Nordeste:

Norte:

Sul:

Sair da versão mobile