A ata que o União Brasil de Seropédica encaminhou para a Justiça Eleitoral, ontem ( 5), registrar o nome do candidato do partido a prefeito da cidade consta que Anabal Barbosa, 72 anos,não é mais candidato a vice-prefeito na cidade, mas a prefeito novamente. Anabal, aposentado como bombeiro militar, já foi vereador quando Seropédica pertencia a Itaguaí e depois foi eleito deputado estadual e três vezes prefeito.
A reviravolta, ocorrida na noite de domingo, quando a ata da convenção foi fechada, tem uma explicação: uma pesquisa feita pelos caciques do partido revelou a preferência dos militantes pelo nome de Anabal Barbosa, pai de Vaguinho Anabal. Vaguinho participou da festa com os convencionais como candidato a prefeito, mas a cúpula do partido achou melhor ele disputar a eleição para a Câmara dos Vereadores. Sargento da Polícia Militar, Vaguinho responde a um processo na justica por ameaça de morte.
Para vice de Anabal, foi escolhido o presidente municipal do PSDB, Samuel Barbosa, mais conhecido como Rato Som, ex- secretário municipal de Comunicação, Turismo e Eventos de Seropédica, de 2017 a 2020. Ele tem tem 45 anos , é empresário, casado, pai de três filhos e avô de duas netas . Samuel só soube ontem que é o vice de Anabal Barbosa. No domingo ele foi o sonorizador da convenção.
Anabal Barbosa vai enfrentar nesta eleição o atual prefeito, o Professor Lucas (PP), o sindicalista Sebastião Berriel ( Rede Sustentabilidade_ PSOL ) e o vereador Huguinho, que se filiou recentemente ao Republicanos para disputar a prefeitura de Seropédica. Ele foi afastado no início deste ano da presidência da Câmara, por improbidade, numa sessão em que todos seus colegas votaram pela perda do cargo e terá dificuldades para obter seu registro de candidato na justiça eleitoral.
Seropédica é filha de Itaguaí, emancipada em 1995, e teve como primeiro prefeito Anabal Barbosa (1997 à 2004). Em seguida, Gedeon Antunes foi eleito e cassado em 2006 pelo TSE. Substituído por Darci dos Anjos – segundo colocado em 2004 – que se reelegeu em 2008 e logo em seguida também foi cassado. Entrou Alcir Martinazzo, o segundo colocado no pleito de 2008 que reelegeu-se em 2012 e mesmo com duas tentativas de cassação, conseguiu terminar o mandato.
Seropédica é conhecida por ter em seu território a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), maior campus da América Latina, com aproximadamente 3.024 hectares e 131.346 metros quadrados de área construída. Conhecida no passado como Universidade Rural do Brasil por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país, a instituição tem sua origem num decreto federal de 1910 que criou a Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária, instalada na capital fluminense. Em 1948, foi transferida para o então distrito de Seropédica, no município de Itaguaí. O nome UFRRJ veio em 1965.