Resgatada na via Dutra , mão-pelada é devolvida à natureza após recuperação

abril 8, 2021 /

 

Mamífero conhecido como mão-pelada foi resgatado pela equipe da CCR NovaDutra e tratado no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em São José dos Campos

Um mamífero carnívoro da espécie Procyon cancrivorus, conhecida também como mão-pelada, fêmea, foi devolvido à natureza após ser localizado machucado às margens da via Dutra, na região de Piraí (RJ), pela equipe operacional da CCR NovaDutra. O animal foi encaminhado para tratamento no dia 13/03 para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) de São José dos Campos (SP), instituição com a qual a concessionária mantém parceria. De acordo com o CRAS, o animal chegou com ferimentos na pata traseira onde recebeu o tratamento veterinário adequado. Antes da soltura realizada no dia 06/04, o animal passou por um processo de reabilitação.

O animal também recebeu um microchip, que serve para identificá-lo no caso de uma nova captura, por exemplo. A soltura foi feita na região de mata atlântica no município de Itatiaia pela equipe do CRAS e acompanhada pela CCR NovaDutra. Segundo a bióloga responsável do CRAS, Claudinéia Araújo, essa espécie de animal é comum na região.

Localizado em São José dos Campos (SP), o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) realiza o tratamento veterinário das espécies silvestres resgatadas e oferece ações de reabilitação para o retorno ao habitat de origem, quando possível. A CCR NovaDutra mantém parceria com o CRAS, para recebimento de animais silvestres resgatados na rodovia. Desde 2015 foram atendidos 91 animais silvestres.

A CCR NovaDutra orienta que, caso aviste um animal silvestre na rodovia, informe a concessionária pelo Disque CCR NovaDutra: 0800 0173536.

 

foto: CCR Nova Dutra / Divulgação

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.