Queimados terá programação extensa para celebrar seus 28 anos de emancipação

novembro 22, 2018 /

O município de Queimados irá comemorar seus 28 anos de emancipação no próximo domingo (25). E para celebrar essa data tão importante, a Prefeitura preparou uma programação especial para a população, que inclui missa e culto em ação de graças, sessão solene na Câmara Municipal, entrega da escritura para proprietários do Minha Casa Minha Vida, Festival de Artes e Leitura, mostra pedagógica e também uma ação social em parceria com o SESC.

O início das atividades foi nesta quarta-feira (21), com a abertura do Festival de Artes e Leitura no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro. Em parceria com a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), o festival irá até o próximo domingo (25) e reunirá criadores e pensadores do cenário cultural para expor a arte por meio de oficinas, peças teatrais, leituras dramatizadas e shows. Entre os artistas convidados estão: o cantor Toni Garrido, o ator José Mauro Brant, a Companhia de Teatro Aderbal Freire Filho, a percussionista Raquel Coutinho e o músico Rodrigo Santos.

Já na sexta-feira (23), serão entregues as escrituras das unidades habitacionais do condomínio Paulo Duque, que fica no bairro Belmonte. Na terça-feira (27), será a vez dos selecionados para o condomínio Ulysses Guimarães, do bairro São Jorge. O documento garante aos moradores a propriedade do apartamento e segurança jurídica. Os beneficiados são da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, que contemplam quem tem renda familiar mensal de até R$ 1,8 mil e que obtiveram o imóvel por sorteio.

A programação continua ao longo da outra semana. Na segunda-feira (26), acontecerá, às 19h30, o culto de Ação de Graças (local a confirmar). Na quarta-feira (28), às 19h, será a vez da missa solene na Paróquia São Francisco de Assis (R. Tangará, 431 – Vl Jacinta, Queimados). Já na terça-feira (27), será realizada uma Sessão solene na Câmara de Vereadores (Rua Heloísa, nº 22 – Vila do Tinguá), a partir das 18h.

Também no dia 29, a Secretaria Municipal de Educação realizará a Mostra Pedagógica com os alunos da rede pública, que acontecerá na Praça dos Eucaliptos, Centro. Sob o tema “Quem ama a sua história, conserva a sua memória”, todas as escolas e creches municipais participarão com estandes repletos de trabalhos realizados em todo o ano letivo. Por meio da exibição de maquetes, cartazes e apresentações de teatro, dança e música, os alunos da rede contarão aos espectadores detalhes sobre o surgimento dos bairros onde estudam, com o objetivo de resgatar o histórico das origens do município. O evento tem entrada franca e acontecerá das 9h às 17h.

Para finalizar com chave de ouro, no dia 2 de dezembro a Praça dos Eucaliptos receberá uma grande ação social. Resultado de uma parceria entre Prefeitura e SESC, o evento acontecerá das 8h às 14h e contará com a presença de nutricionistas e serviços como: medição de glicose e colesterol, emissão de segunda via de documentos, cortes de cabelo, aplicação de flúor, etc.

“A emancipação representou mudanças significativas para Queimados. Ganhamos mais autonomia, investimentos, melhorias na infraestrutura, empregos, e dignidade para seus moradores. Temos motivos para comemorar e devemos nos orgulhar por todas as conquistas alcançadas nos últimos anos. O município cresceu, se desenvolveu, e estamos trabalhando para que a cidade siga avançando”, destacou o prefeito Carlos Vilela, que presidiu a comissão de emancipação.

Aloma Carvalho