
Queimados protagoniza Sarau da Juventude
dezembro 4, 2017 /
Um momento para os jovens expressarem seus sentimentos através da arte, tendo como destaques a música, poesia, pintura e leitura dramatizada. Foi com esse intuito que a Prefeitura de Queimados, por meio da Coordenadoria Municipal de Assuntos para a Juventude, realizou no último sábado (02/12) a primeira edição do “Sarau da Juventude”, no Teatro Delcy de Souza, anexo ao Centro de Esportes Unificados (CEU).
O evento contou com apresentações musicais, exposição de quadros, lançamento de livros de poesia, leitura dramatizada, troca de livros e o microfone aberto para todos os presentes que quisessem usar.

A apresentação do cantor San Diego no evento
Além dos jovens envolvidos no projeto, o evento contou com a participação de convidados do meio artístico. Entre eles, os grupos musicais “Queimados tem seu charme’, “Movimento”, os poetas Carlos Orfeu e Marlos Degani, a pintora Shyrlene Maria e os cantores San Diego e Layla Santos.

Shyrlene Maria ao lado de sua obra
Para o prefeito Carlos Vilela, incentivar os jovens a terem o contato direto com a arte, a dança e a música é importante para socializá-los e direcioná-los para o caminho correto no futuro. “Entendemos que a cultura tem que está enraizada nas pessoas, pois é uma fonte de lembrança. Precisamos ter uma cultura forte para não precisarmos importar de outros lugares. Aqui, temos um celeiro de talentos e precisamos criar vitrines para que eles mostrem seus talentos”, declarou.
Espaço aberto a todos
Quando o microfone foi aberto ao público a jovem Camila Ponte, de 21 anos, moradora de Nova Iguaçu não pensou duas vezes e foi declamar uma poesia. “Tenho hábitos de frequentar saraus e sou apaixonada por poesia, sempre que tenho a oportunidade gosto de apresentar alguma”, disse.

A poeta Camila Ponte aproveita o microfone aberto para mostrar sua poesia
De acordo com o Coordenador Municipal de Assuntos para a Juventude, Felipp Castelano, o próximo Sarau da Juventude ainda não tem data, mas deve ocorrer a cada dois meses. “O primeiro passo foi dado. Nossa ideia é justamente ampliar as oportunidades aos jovens da cidade para mostrarem seus trabalhos, sejam eles através da música, da pintura ou até mesmo da poesia”, afirmou.
Fotos: Aline Lopes
Margareth Oliveira
