Queda de avião em Vinhedo: prefeitura de Valinhos diz que não há sobreviventes; estavam a bordo 58 passageiros e 4 tripulantes

Foto: reprodução de imagens da Tv Globo.

A prefeitura de Valinhos (SP), cidade vizinha a Vinhedo (SP), disse que não houve sobreviventes da queda da aeronave da Voepass. O voo saiu às 11h56 de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo.

Em nota, o governo de Valinhos disse ter participado de operação conjunta para assistir as vítimas do acidente aéreo que aconteceu no bairro de Capela, em Vinhedo. Foram mobilizados 20 homens, sendo 3 viaturas da Guarda Civil Municipal de Valinhos e uma viatura da Defesa Civil.

A aeronave decolou com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. A Voepass informou que está prestando suporte aos envolvidos.

Moradores e funcionários de estabelecimentos comerciais próximos à queda de um avião em Vinhedo, no interior de São Paulo, registraram o momento. A aeronave caiu na região do bairro Capela na tarde desta sexta-feira (9).

Avião com passageiros cai em Vinhedo, interior de São Paulo

O avião bimotor partiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos, na Grande São Paulo, com 62 pessoas. Andreia Miranda, de 46 anos, gerente do Recanto Campestre, uma associação de aposentados da Sabesp, escutou o barulho do avião caindo.

— Ele passou por cima de nós, ouvimos o barulhão. Deu um rasante num galpão que temos e caiu, a uns três quarteirões daqui. Só vi a fumaça. A área está toda isolada — afirmou.

A advogada Nathalie Cicari estava trabalhando de casa quando começou a ouvir “um barulho que parecia um drone, ficando cada vez mais perto”.

— Fui na varanda para ver o que era e vi no céu um avião caindo, rodopiando. Fui para dentro de casa e me abaixei no chão. Depois ouvi o barulho. Caiu no terreno do meu vizinho. Só consegui ver muito fogo e fumaça, era por volta de 13h20 — disse.

O ATR-72 Bimotor — Foto: ARTE / O GLOBO
O ATR-72 Bimotor — Foto: ARTE / O GLOBO

Em nota, a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, informou a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB. A aeronave decolou com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A empresa informou que está prestando apoio aos envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a queda ocorreu às 13h25 na rua Edueta, na altura do número 2.500. O local é próximo da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Sete equipes estão empenhadas no resgate.

Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP) estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão atendendo a ocorrência no local.

Queda de avião pode ter sido causada por gelo nas asas, diz perito

A queda do avião da VoePass pode ter sido causada por gelo nas asas. A avaliação é do engenheiro aeronáutico Celos Faria de Souza, perito criminal em acidentes aeronáuticos e diretor da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo). Celos falou ao jornal O Globo.

Segundo ele, existem duas hipóteses para o acidente, sendo que uma delas tem 95% de chance de ser a principal causa. “Havia previsão de formação de gelo na área do acidente. O gelo pode ter se formado na asa da aeronave e o sistema de de gelo, por alguma razão, não funcionou. Com isso, o avião perde sustentação e cai da forma que vemos no vídeo”, diz ele.

O perito observa que é possível ver que a estrutura da aeronave está íntegra, sem avarias, o que reforça a tese do gelo na asa. “Se tivesse que apostar na possível razão da queda, diria que há chance de 95% de que isso tenha provocado a queda”, continuou.

A outra hipótese, segundo Celos, é que a aeronave tenha sofrido um desbalanceamento durante o voo. Isso significa que uma possível carga dentro da aeronave tenha se movido para a parte de trás do avião, o que causaria perda de sustentação e, consequentemente, a queda.

*Com informações do Globo.

Veja os vídeos, publicados das redes sociais, do acidente:

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também
Publicidade