Na sondagem espontânea, quando não são oferecidos os nomes dos pré-candidatos, Zito também lidera com 7%; seguido de Netinho, candidato de Washington Reis, com 3% e Celso do Alba, 2%
Se as eleições fosse hoje, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estaria às vésperas de um legítimo “revival” político. Onze anos após deixar o comando da cidade, José Camilo dos Santos Zito (PV), que nos anos 90 chegou a ser chamado de Rei da Baixada pela mídia, lidera a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira com 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, o pré-candidato do MDB, Netinho Reis, com 23 %; seguido de Celso do Alba, a aposta do União Brasil, com 8%. Indecisos são 6% e não sabe e nulo, 23%. Zito é apoiado pelo PT nesta campanha.
Na sondagem espontânea, quando não são oferecidos os nomes dos pré-candidatos, Zito também lidera com 7%; seguido de Netinho com 3% e Celso do Alba, 2%. A esta altura da pré-campanha, os indecisos chegam a 83%.
Nem mesmo os apoios de Washington Reis e de Jair Bolsonaro seriam suficientes para alterar o quadro. Nesta situação, Netinho cresce de 23% para 29%. Mas o adversário Zito, com o apoio do presidente Lula cresce de 40% para 42% mantendo-se na ponta. Neste cenário, Celso do Alba perde potenciais eleitores: desce 8% para 5%.
O segundo turno se mostra também favorável a Zito, que venceria Netinho com folga: 50% contra 28% do adversário. Em confronto com Celso do Alba, a diferença seria ainda maior: 55% a 20%. Sem Zito, Netinho venceria Celso do Alba por 36% a 20%
O que parece bloquear a intenção de voto em Netinho Reis é má avaliação da gestão do atual prefeito Wilson Reis, tio-avô do pré-candidato: 35% dos eleitores consideram-na negativa; regular, 32% e positiva, 16%.
Zito comandou Duque de Caxias entre 1997 e 2005, voltando ao cargo por um mandato de 2009 a 2013. Ele conta agora com o apoio do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já Netinho Reis tem a chancela do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Cláudio Castro (PL).
Foram realizadas 715 entrevistas, entre os dias 14 e 16 de junho. Encomendada pela Ràdio Tupi, a pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-09839/2024.
*com informações da Agenda do Poder e do Nova Iguassu Online.