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Publicitário Washington Olivetto, ‘pai’ de propagandas icônicas, morre aos 73 anos

Criador de de campanhas emblemáticas e referência na área de publicidade, Washington Olivetto morreu aos 73 anos neste domingo (13), no Rio de Janeiro. Ele é a mente por trás de ícones que marcaram o imaginário popular, como o “Garoto Bombril” e o “Casal Unibanco”.

Washington Olivetto criou diversas campanhas que marcaram o imaginário dos brasileiros - Foto: Reprodução/NDWashington Olivetto criou diversas campanhas que marcaram o imaginário dos brasileiros – Foto: Reprodução/ND

Olivetto estava há cinco meses internado no hospital Copa Star, na capital carioca. Ele se recuperava de complicações após uma cirurgia de pulmão e morreu de falência múltipla de órgãos.

Washington Olivetto: uma mente brilhante por trás das propagandas

Criador de algumas das campanhas de maior sucesso do país, Olivetto Iniciou a carreira em 1969, aos dezoito anos, como redator em uma agência de publicidade.

“O primeiro sutiã a gente nunca esquece”

Uma peça publicitária que está na mente de quem viveu nos anos 80 é a do sutiã Valisère. A propaganda mostrava uma adolescente chegando em casa, atirando a mochila no chão e encontrando um sutiã que tinha acabado de ganhar. O comercial termina com ela experimentando o acessório diante do espelho.

O comercial chamou atenção por tratar de uma forma delicada a passagem de uma mulher da infância para a adolescência.

https://youtu.be/q8tNoc0hxF4?si=r-0N9RFbdmEqgSRb

Garoto Bombril

Por mais de 30 anos, os comerciais da empresa de lã de aço foram estreladas por Carlos Moreno, o “Garoto Bombril”. Um produto simples, do cotidiano, foi popularizado por Olivetto e conquistou o público brasileiro de maneira que o nome da marca tornou-se sinônimo do próprio produto.

DDD da Embratel

Um serviço de pouco carisma foi transformado por Olivetto em uma campanha publicitária de grande prestígio dos brasileiros.

Na peça, três meninos vestindo macacões coloridos cantavam um jingle que ficava na cabeça de todos os brasileiros que viveram nos anos 90.

Casais do Unibanco

Inspirada em séries de sitcom que faziam grande sucesso nos anos 90 e início dos anos 2000, Washington Olivetto criou uma campanha publicitária da Unibanco.

Ao todo, foram 80 peças idealizadas pelo publicitário, chegando ao fim em 2003. Nomes como Luiz Fernando Guimarães e Débora Bloch deram vida aos casais dos comerciais que se tornaram “queridinhos” do público.

Criador premiado

Em sua carreira, Washington Olivetto conquistou diversos prêmios em festivais internacionais de publicidade por suas criações. Ganhou, apenas na categoria filmes, mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, na França.

Considerado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International, foi eleito duas vezes o publicitário do século pela Alap (Associação de Agências Latino-Americanas). Em 2009, entrou para o Hall da Fama do Festival Ibero-Americano de Publicidade (FIAP).

Em 2011, recebeu na Itália o título de Comandante da República Italiana. Paulistano do bairro da Lapa, descendente de imigrantes da Ligúria, é também Cidadão Honorário do Rio de Janeiro.

Foi homenageado em 2013 pela escola de samba Gaviões da Fiel. Dois anos depois, entrou para o seleto Creative Hall of Fame do The One Club, em Nova York.

Instituições lamentam a morte de Washington Olivetto

Olivetto foi vice-presidente de marketing do Sport Club Corithians Paulista na década de 80. Ele batizou o movimento da Democracia Corinthiana, que existiu entre 1982 e 1984 em seu clube de coração.

O clube lamentou pelo falecimento do publicitário.

A Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão) também lamentou, em nota, a morte do publicitário.

“Reconhecido mundialmente por sua criatividade ímpar, Olivetto acumulou mais de 50 prêmios no Festival de Cannes, além de ter criado campanhas inesquecíveis, como a do ‘Garoto Bombril’ e o ‘Primeiro Sutiã’, que marcaram a publicidade nacional e internacional. Neste momento de tristeza, expressamos nossa solidariedade à família e amigos, e reafirmamos a gratidão pelo legado deixado por Olivetto, que continuará a inspirar gerações de profissionais da comunicação”, manifestou a Acaert.

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