PSDB fecha acordo com PP e apoiará candidatura de Marcelo Queiroz para a prefeitura do Rio; tucanos já tem nome para indicação da vice

Foi convidada para a vice de Queiroz a vereadora Teresa Bergher — ela está considerando a proposta.

PSDB decidiu aceitar um convite feito em março pelo PP para compor uma chapa rumo à eleição da Prefeitura do Rio deste ano. Os tucanos vão fechar uma aliança com o pré-candidato Marcelo Queiroz, hoje deputado federal, e devem indicar a vice da candidatura dele.

Recém-selado, o acordo tem as digitais de Ciro Nogueira e Aécio Neves, presidentes do PP e do PSDB, respectivamente. Há três meses, Queiroz já havia se encontrado com Aécio e apresentado a proposta. Hoje, Sávio Neves, primo do parlamentar e presidente do diretório carioca, comunicou o plano a filiados.

Nessa conversa mais recente, foi convidada para a vice de Queiroz a vereadora Teresa Bergher — ela está considerando a proposta. Já em seu quinto mandato na Câmara do Rio (quatro deles vividos no PSDB), Teresa ainda avaliava se concorreria para manter a cadeira, mais uma vez, em outubro. Agora, pode passar a figurar na investida pelo Executivo. Ela havia deixado a legenda em 2020 e migrado para o Cidadania. Retornou em abril último, quatro anos depois.

PSDB e Cidadania, aliás, mantêm nacionalmente uma federação. E, mesmo assim, têm posições divergentes quanto ao pleito carioca: enquanto os tucanos definiram que vão caminhar com Queiroz e o PP, os aliados querem apoiar a reeleição de Eduardo Paes, do PSD. Entre os tucanos, a avaliação é de que a decisão conjunta cabe a eles próprios. Motivo: enquanto o PSDB tem um mandato no Legislativo da capital fluminense (o de Teresa), o Cidadania não tem nenhum.

*com informações da coluna de Lauro Jardim no Globo.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também