Nova Iguassu Online

Projeto inclusivo em Nova Iguaçu realiza oficinas de capoeira para pessoas com deficiência

As oficinas são realizadas pelo professor Riachão na APAE de Nova Iguaçu, uma associação sem fins lucrativos, assistencialista, educacional, cultural e de saúde voltada para pessoas com deficiência

Falar de capoeira é imaginar o som do berimbau, o gingado único e o abadá branco com rodas de lutadores que se revezam ao centro em uma cerimônia cultural. Os movimentos também podem ser feitos por quem é integrante de diversas categorias de deficiência e pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). É isso que o projeto Abadá Capoeira na APAE – Capoeira Inclusiva apresenta para os assistidos com deficiência intelectual e múltipla da APAE de Nova Iguaçu, oficinas adaptadas de Capoeira.

Capoeira é um esporte que mescla arte, música, dança e luta e atualmente tem no projeto a oportunidade de inclusão de pessoas com deficiência e está localizado no coração da Baixada Fluminense. As oficinas são realizadas pelo professor Riachão na APAE de Nova Iguaçu, uma associação sem fins lucrativos, assistencialista, educacional, cultural e de saúde voltada para pessoas com deficiência. O projeto, contemplado no edital de subsídio PNAB Nº02/2024 com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e APAE de Nova Iguaçu, tem objetivo de juntar atividade física e cultura da capoeira para dar mais dignidade e sentimento de pertencimento às pessoas que, por muitas vezes, não tem a possibilidade de fazer parte de coletivos.

Professor Riachão tem experiência de 20 anos na capoeira e conta que antes do projeto já havia trabalhado com pessoas com deficiência. No entanto, o ineditismo do projeto inclusivo é a exclusividade para essas pessoas.
“Normalmente não é comum a existência de atividades só para pessoas com deficiência”, reflete o professor Riachão.

De acordo com os professores, é importante entender o limite de cada praticante, até onde cada um pode ir. Com aulas todas as sextas-feiras, o projeto de capoeira conta com duas turmas de alunos da APAE de Nova Iguaçu. Mestre Bira, pessoa com deficiência física, será o monitor especializado do projeto.

Entre os assistidos a capoeira já é um sucesso e tem perspectiva de um futuro promissor. O projeto Abadá Capoeira na APAE – Capoeira Inclusiva é uma produção de Tambores de Iguaçu Produções e Eventos, Agosto Pra Tudo Produções e Eventos, Mundus – Produções e Eventos, Ong Nacional de Tradições Nordestinas e Populares e Agito Cultural. Como um projeto original para melhoria de vida de uma parcela carente de opções de cultura e lazer, o Abadá Capoeira projeta os próximos passos.

“Tem mais de uma turma de pessoas esperando abrirmos novas vagas”, conta o professor Riachão.
O projeto Abadá Capoeira é realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e do Abadá Capoeira de Nova Iguaçu.

No dia 17 de maio as turmas participarão do evento que durará o dia inteiro na sede da APAE de Nova Iguaçu, e também marcará a cerimônia de batismo dos alunos das oficinas de capoeira inclusiva. Já no dia 18 ocorrerá um festival na Vila Olímpica de Nova Iguaçu, no centro, e contará com outras atividades durante a programação e será aberto ao público.

SERVIÇO:
APAE Nova Iguaçu
Endereço: R. Antúrio, 34 – Margarida, Nova Iguaçu

Sair da versão mobile