Ícone do site Nova Iguassu Online

Projeto EDUCA HIP HOP – CAMINHOS DO CRESCIMENTO chega a Japeri

Evento de cultura e aprendizado será realizado na Escola Municipal Prof. Etiene, em Engenheiro Pedreira | Foto: Divulgação

Na próxima sexta, 27/09, das 9h às 12h, a Escola Municipal Prof. Etiene de Souza, em Engenheiro Pedreira, Japeri, será palco de uma movimentação cultural inovadora com o Projeto Educa Hip Hop – Caminhos do Crescimento. Idealizado pelo arte-educador e ativista cultural João Luiz, mais conhecido como Jota da Via na cena Hip Hop, o evento tem como objetivo transformar a educação dos jovens através da cultura.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Japeri, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, o projeto integra a tradicional Feira de Ciências da escola. Utilizando o Hip Hop como uma poderosa ferramenta pedagógica, o evento busca impactar a educação e a vida dos estudantes, promovendo atividades que vão desde música, dança e poesia até oficinas criativas. O evento contará com a presença de convidados de destaque, como a ex-BBB e empresária Leidy Elin, fundadora da Preta Academy; a renomada trancista Cintia Antunes, que já trabalhou com artistas como Oruam e Cabelinho; e a influenciadora digital de moda Anna Nolatto. 

Além das apresentações culturais, o evento oferecerá oficinas de tranças com Giu Maga e Nathane Ileori. Jota da Via também conduzirá dinâmicas abordando a importância histórica e cultural das tranças, conectando essa prática às tradições dos povos originários e das populações negras e periféricas que buscam reconhecimento e soluções criativas. 

Segundo João Luiz, o Educa Hip Hop tem como princípio envolver os alunos na dinâmica escolar através de suas paixões. Ele contou que os estudantes já se identificam com o movimento Hip Hop, em atividades como break, batalhas de rima e poesia. O movimento é usado para aumentar o engajamento nos conteúdos escolares, associando o Hip Hop às disciplinas. Isso faz com que os estudantes se interessem mais pelas aulas e descubram talentos em áreas como teatro, desenho, futebol e handebol. 

“O impacto em Japeri tem sido enorme: o Hip Hop se tornou um alicerce psicológico, proporcionando aos jovens uma sensação de pertencimento e os encorajando a fazer a diferença na cidade”, pontuou o idealizador. 

 Incentivo ao Empreendedorismo 

Outro foco do projeto é o incentivo ao empreendedorismo entre jovens negros, com atividades que promovem a economia criativa e a geração de renda. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, o Educa Hip Hop busca promover inclusão, igualdade e sustentabilidade por meio da cultura. 

A programação inclui batalhas de rima, recitais de poesia e apresentações artísticas dos próprios alunos, que estão desenvolvendo peças teatrais e produções culturais. Artistas locais de renome, como Medusza, Rico Mesquita e KR7, também marcarão presença, além dos DJs Dorgo e Dionizio, que trarão animação com sets musicais e performances ao vivo.

Com o apoio de parceiros culturais, o evento oferece aos jovens de Japeri a oportunidade de expressar suas identidades e potencialidades através da arte. O projeto pretende expandir suas atividades para outros municípios da Baixada Fluminense, impulsionando a transformação social e cultural nas periferias e promovendo uma educação mais inclusiva e interativa.

Sair da versão mobile