Programação gratuita e para todas as idades
No dia 20 de novembro, quarta-feira, a Casa da Tia Ciata realizará uma edição especial do já tradicional Cortejo da Tia Ciata, em comemoração aos 10 anos da iniciativa que celebra o Mês da Consciência Negra no Rio de Janeiro. A programação terá início às 10h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, com uma sequência vibrante de apresentações culturais e um cortejo que promete emocionar o público ao percorrer a Avenida Presidente Vargas. O evento contará com atrações e será encerrado com o animado Samba da Cabaça, no retorno ao Calouste.
Para os organizadores, o evento representa um marco importante na luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira. “A Tia Ciata foi uma pioneira em transformar sua casa em um espaço de acolhimento, arte e resistência. O cortejo que leva seu nome é uma continuidade dessa tradição de valorização da cultura negra e da resistência através da arte, principalmente neste ano em que celebramos seus 100 anos”, destaca Gracy Mary Moreira, gestora da Organização dos Remanescentes da Tia Ciata (ORTC) e espaço cultural. Bisneta de Tia Ciata.
Na manhã, as baianas, com suas roupas tradicionais e toda a sua elegância, serão organizadas em destaque, honrando a tradição e a ancestralidade afro-brasileira. A agenda contará também com a presença de representantes das escolas de samba Acadêmicos da Grande Rio e Beija-Flor, além das presenças de Mestre Dionísio, Mestre Maurício e Baques, entre outros convidados.
Ao meio-dia, terá início a formação do Cortejo da Tia Ciata, que desfilará pela Avenida Presidente Vargas. Durante o percurso, o cortejo levará o público por um passeio histórico e cultural, resgatando memórias e celebrando a resistência da população negra carioca, que teve em Tia Ciata uma de suas figuras mais emblemáticas. A duração prevista do cortejo é de 1 hora e 50 minutos, com retorno ao Centro de Artes Calouste Gulbenkian.
De volta ao Calouste, a partir das 14h, será realizado o Samba da Cabaça, um dos momentos mais aguardados da programação. Na roda de samba que é uma homenagem ao candomblé e à cultura afro-brasileira, celebrando as tradições musicais que Tia Ciata ajudou a preservar e difundir. O evento seguirá até às 16h, reunindo sambistas, músicos e admiradores da cultura popular carioca.
“O Cortejo da Tia Ciata é mais do que uma celebração cultural; é um movimento de resistência e afirmação da identidade negra no Rio de Janeiro. Organizado pela Casa da Tia Ciata, o evento busca preservar e difundir a memória de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, uma das principais figuras da Pequena África carioca e considerada uma das matriarcas do samba”, explica Gracy Mary Moreira.
Com uma programação rica e diversa, o evento promete atrair um público variado, desde admiradores do samba e da cultura popular até estudiosos e pesquisadores interessados em aprender mais sobre as
raízes da cultura afro-brasileira.
SERVIÇO
Cortejo da Tia Ciata – 10 anos de celebração
Data: 20 de novembro de 2024
Horário: Das 10h às 17h
Local de Início: Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rua Benedito Hipólito, 125, Centro, Rio de Janeiro
Trajeto: Saída do Calouste Gulbenkian, desfile pela Avenida Presidente Vargas e retorno ao Calouste
Entrada: Gratuita
Destaques da Programação:
10h – Abertura com apresentação das baianas
10h10 – Mestre Dionísio
10h20 – Fina Batucada e Batuque de Ciata
10h30 – Pimpolhos da Grande Rio
10h40 – Instituto Beija-Flor e Selminha Sorriso
11h – Lemi Ayó
11h30 – Formação do Cortejo e saída
14h às 16h – Samba da Cabaça
17h – Encerramento