
Programa de Combate ao Tabagismo promove ação de conscientização em Queimados
junho 25, 2018 /
Prefeitura promove grupos de apoio e fornece medicamentos para quem
deseja abandonar o cigarro e atende cerca de 320 pacientes por mês
Com o objetivo de encorajar as pessoas a pararem de fumar, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (15) uma ação de conscientização pelo “Dia Mundial Contra o Tabaco”. A iniciativa, que aconteceu no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabete (CETHID), foi pensada para chamar a atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo causa a saúde.
O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo atende em torno de 320 pessoas por mês e utiliza grupos de apoio como ferramenta. Nesse modelo de tratamento, um paciente ajuda o outro a superar o seu vício. Além disso, o órgão distribui medicamentos gratuitos para ajudar da superação da prática.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, o cigarro pode trazer diversos problemas para quem o consome. “Além do câncer de pulmão e garganta, o tabaco ainda pode causar outras consequências como: queda de cabelo, dentes e unhas amarelados, dificuldades respiratórias e redução da expectativa de vida”, explicou a gestora.
A coordenadora do projeto, Kelly Pires, afirma que a pessoa adquire diversos benefícios rapidamente ao deixar de fumar. “Após 20 minutos sem o cigarro, a pressão e pulsação devem voltar ao normal, em um espaço entre 2 semanas e 3 meses, a circulação melhora, fica mais fácil caminhar e a função pulmonar aumenta”, destacou.
Fumante desde os 13 anos, Allan de Oliveira (28), procurou a ajuda do programa há cerca de três meses. “Quando me dei conta, já estava totalmente dependente do cigarro, fumava em torno de um maço por dia. Agora já estou há uma semana sem colocar tabaco na boca e estou me sentindo ótimo. Tenho fé que vou conseguir me livrar disso”, disse o morador do bairro São Miguel.
Para participar do programa, basta comparecer à sede do órgão – localizado na Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu – com identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
c
c
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
