
Programa Caminhos para a Cidadania retoma suas atividades
agosto 6, 2018 /
A CCR NovaDutra retoma as atividades do Programa Caminhos para a Cidadania. Entre os dias 6 e 10 de agosto, serão realizados Encontros Temáticos sobre Educação de Trânsito para educadores, nas cidades de Belford Roxo na Baixada Fluminense, Guarulhos na grande São Paulo, além de Lorena e Canas no Vale do Paraíba. Em Belford Roxo, o encontro ocorrerá nos dia 9 e 10 de agosto, das 8h às 10h30 e das 13h30 às 15h30.
O Caminhos para a Cidadania é um programa do Instituto CCR, voltado para educadores das escolas municipais das 36 cidades que margeiam a via Dutra. A capacitação une conhecimentos sobre Educação de Trânsito à ‘aprendizagem significativa’ – metodologia utilizada para estimular a conexão de memórias antigas com novos conceitos recebidos em sala de aula, de forma multidisciplinar.
Desde 2005, mais de 1 milhão de crianças e de 37 mil professores foram beneficiados pelo Caminhos para a Cidadania. O projeto socioeducacional foi eleito “o melhor programa de responsabilidade social do setor em todo o mundo” pela International Bridge Tunnel and Turnpike Association (IBTTA) – a maior e mais importante associação internacional de concessionárias de rodovias.
Voltado à mobilidade, cidadania e preservação da vida, este ano o programa trabalha a segurança no trânsito com os alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental das redes públicas de ensino. Até 2017, o programa levava Educação de Trânsito para a 4º série e Educação Ambiental para o 5º ano.
O conteúdo das oficinas, extraído do novo livro didático de 2018, trabalha a Teoria das Inteligências Múltiplas, que consiste na capacidade de resolução de problemas, de compreensão, de adaptação e de contextualização dos temas “Trânsito” dentro da grade curricular das escolas.
A alteração na grade curricular ocorreu após a realização de uma pesquisa que avaliou o papel do programa nas comunidades, além de seus objetivos e metas. Com a ampliação, as crianças, que têm entre nove e dez anos, terão mais aprofundamento do tema Trânsito, apropriando-se cada vez mais das noções de segurança e cidadania nas vias. Dessa forma, elas atuarão como multiplicadoras das boas práticas no trânsito entre familiares e amigos.
Aloma Carvalho
