PROCON ESTADUAL AUTUA 17 ESTABELECIMENTOS NA BAIXADA

agosto 20, 2018 /

Preços das parcelas em tamanho maior que o valor à vista induzem o consumidor em erro

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização  sexta-feira últim  (17/08) a estabelecimentos localizados na Baixada Fluminense. Foram 20 locais vistoriados em Nova Iguaçu e Belford Roxo e 17 deles foram autuados.

Três lojas induziam o consumidor em erro ao destacar em cartazes o valor da parcela no pagamento de produto com cartão de crédito. Por lei, este valor não pode mais destaque em cartazes do que o valor a ser pago à vista. Elas são localizadas na Rua Coronel Francisco Soares, em Nova Iguaçu. Uma delas, a Beirute Colchões (243), ainda não possuía o certificado do Corpo de Bombeiros nem o Livro de Reclamações, além de não informar os preços de alguns produtos expostos à venda.

Outra delas, a Mega Móveis (263), também não possuía o certificado do Corpo de Bombeiros nem o cartaz com telefone e endereço do Procon Estadual. Já a Vezzo (226), apesar de possuir o Livro de Reclamações, não exibia o cartaz informativo sobre ele nem o cartaz com telefone e endereço do Procon Estadual. A loja também não contava com certificado do Corpo de Bombeiros.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Vitoria Zhang (Av. José Mariano dos Passos, 1700 – Belford Roxo), Citycol (Rua Rocha Carvalho, 1367 – Belford Roxo), Lojas Americanas (Rua Coronel Francisco Soares, 202 – Nova Iguaçu):


Balanço da Fiscalização

1 – Banco Itaú (Rua Coronel Francisco Soares, 243 – Nova Iguaçu): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação de boleto feita em documento apartado.

2 – Beirute Colchões (Rua Coronel Francisco Soares, 243 – Nova Iguaçu): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços em produtos expostos à venda. O tamanho da fonte do preço a prazo é maior que a do preço à vista.

3 – Caixa Econômica Federal (Av. Marechal Floriano Peixoto, 2370 – Nova Iguaçu): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Autenticação de boleto feita em documento apartado. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

4 – Drogaria Atual (Rua João Fernandes Neto, 1376 – Belford Roxo): Ausência de carteira funcional do farmacêutico. Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

5 – Duelo´s (Rua João Fernandes Neto, 1358 – Belford Roxo): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

6 – Fakler (Rua João Fernandes Neto, 1422 – Belford Roxo): Ausência do Livro de Reclamações.

7 – Fit Fashion (Rua João Fernandes Neto, 1430 – Belford Roxo): Ausência do Livro de Reclamações.

8 – Mega Móveis (Rua Coronel Francisco Soares, 263 – Nova Iguaçu): O tamanho da fonte do preço a prazo é maior que a do preço à vista. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – Ousado Jóias (Rua João Fernandes Neto, 1436 – Belford Roxo): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações.

10 – Drogarias Pacheco (Rua Rocha Carvalho, 1397 – Belford Roxo): Ausência da Revista do Preço Médio ao Consumidor.

11 – Prestígio (Rua João Fernandes Neto, 1432 – Belford Roxo): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Alvará de Funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

12 – República dos Colchões (Rua Coronel Francisco Soares, 242 – Nova Iguaçu): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

13 – Rosseto (Rua João Fernandes Neto, 1374 – Belford Roxo): Ausência do Livro de Reclamações.

14 – Subway (Rua Coronel Francisco Soares, 199 – Nova Iguaçu): Ausência do certificado de dedetização.

15 – Suzy Pet Shop (Rua Coronel Francisco Soares, 171 – Nova Iguaçu): Ausência do Alvará de Funcionamento. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do combate aos maus tratos dos animais.

16 – Vezzo (Rua Coronel Francisco Soares, 226 – Nova Iguaçu): O tamanho da fonte do preço a prazo é maior que a do preço à vista. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

17 – Viggore (Rua Coronel Francisco Soares, 231 – Nova Iguaçu): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.