Primeira pesquisa do Ibope revela que Lula, mesmo na cadeia, continua em primeiro lugar (37%), seguido de Jair Bolsonaro ( 18%)

agosto 21, 2018 /

 A primeira pesquisa do Ibope sobre a tendência de voto na eleição presidencial, encomendada pela TV Globo e o jornal O Estado de São Paulo, revelou que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ( está preso em Curitiba e pela Lei da ficha-limpa não pode ser candidato) é o preferido de 37% dos entrevistados. Depois de Lula, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) vem a seguir com 18% das intenções de voto. Marina Sillva ( Rede) tem 6%, à frente de  Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin ( PSDB), ambos com  5%. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2% , para cima ou para baixo. O Senador Álvaro Dias( Podemos) tem 3%. Emayel ( DC), Henrique Meirelles ( MDB), Guilherme Boulos ( Psol) de José Amoedo tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Quando o Ibope substitui o nome de Lula pelo do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), Jair Bolsonaro sobre para 20%, Marina vai a 12%, Ciro Gomes a 9%, Alckmin fica com 7%, Haddad tem 4% e Álvaro Dias conquista 3% dos entrevistados. Cabo Daciolo ( Patriots), Henrique Meireles, Emayel, Boulos, José Amoedo e Vera Lúcia ( PSTU) ficam com 1%. Brancos e nulos somam 29% neste cenário. A pesquisa ouviu 2002 eleitores em 160 cidades brasileiras e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.