Presidente do Senado vai instalar CPI da Covid hoje em meio a interferência judicial

abril 27, 2021 /

Em nota, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, criticou a decisão do juiz Charles Frazão de Moraes, de Brasília, que barrou a nomeação de Renan Calheiros para a CPI da Covid. Ele disse que vai instalar hoje a CPI e criticou a interferência judicial em questões internas do Senado.

A escolha de um relator cabe ao presidente da CPI, por seus próprios critérios. Trata-se de questão interna corporis do Parlamento, que não admite interferência de um juiz. A preservação da competência do Senado é essencial ao estado de direito. A Constituição impõe a observância da harmonia e independência entre os poderes”, afirmou.

A CPI da Covid será aberta no Senado em razão da liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso que determinou sua instalação — decisão ratificada por 10 votos a 1 no plenário do STF.

Senadores  aguardam a reversão da decisão na Justiça para eleger o relator.

Renan Calheiros foi barrado a pedido de Carla Zambelli (PSL-SP), que apontou diversos inquéritos de que é alvo no STF e o fato de ser pai do atual governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), o que, segundo ela, seria causa de impedimento na investigação.

O impedimento imposto a Renan é temporário, segundo o juiz, que pediu manifestação do senador sobre as acusações. O senador, porém, deve recorrer diretamente ao TRF-1, para garantir sua eleição pelo colegiado.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.

[ivory-search 404 "The search form 61543 does not exist"]