
PRESÉPIO DA CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO REMETE AO PROJETO DO MUSEU DE ARTE SACRA DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU
dezembro 8, 2018 /
O artista Leandro Miranda fez mais um presépio para a Catedral de Santo Antônio. Segundo ele, a ideia de criação e construção parte de um sentimento de proximidade e de conquista, como um presente que se aproxima. É o nascimento de Jesus no contexto histórico de Nova Iguaçu, dentro do ponto de vista da cultura, arte , evangelização e devoção.
É Leandro que explica sua nova obra:
É como se Maria e José estivessem saído da Vila de Iguassú – que está ao fundo representando uma “Jerusalém” – e vêm para o centro da cidade para um recenseamento. E o local que conseguem para a hospedagem, é uma “gruta”, ou “galpão”, ou “subsolo” da igreja, em cujo local nasce o “Menino Deus”. Nesse mesmo local, será instalado o futuro Museu de Arte Sacra da Diocese de Nova Iguaçu. Todo esse panorama vem completar a ideia inicial “O Nascimento de Jesus no Contexto Histórico da Cidade de Nova Iguaçu” (ou Baixada Fluminense), com o fato de que, tanto a história do município quanto a Catedral de Santo Antônio são a própria história passada, que se apresenta no hoje e que se unem ao futuro, onde o projeto do Museu de Arte Sacra serve de cenário para a criação do presépio.
– Sendo assim – acrescenta Leandro — é como se o público já estivesse “vendo o Museu de Arte Sacra” com um presépio em exposição. Por trás trás dos arcos, vê-se uma parede do museu “quebrada”, onde dois nichos possuem um Cristo Crucificado e no outro um Cristo Ressurreto, contendo o trabalho a ideia de nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Completa o trabalho de Leandro a imagem de Nossa Senhora da Piedade ao lado, assim como o Jesus Cristo Rei do Universo no vitral que está por trás.
O trabalho é todo executado em papelão reciclado, sendo a iluminação feita com os refletores, pequenas lâmpadas e led’s. As esculturas são do acervo da Catedral e a parte cenográfica foi montada com os internos da Casa do Menor São Miguel Arcanjo/Tinguá e a areia que compõe o trabalho foi trazida da praia de Ipanema. O presépio ficará em exposição até o dia 15 de janeiro de 2019, na Avenida Marechal Floriano Peixoto 2262, Centro, Nova Iguaçu.
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
