Prefeitura do Rio vai dar R$ 3,2 milhões em auxílio aos profissionais do carnaval de rua

fevereiro 4, 2021 /

O prefeito Eduardo Paes anunciou na manhã desta quinta-feira (4) R$ 3,2 milhões em incentivos ao carnaval de rua.O anúncio foi feito durante uma reunião com representantes de blocos no Palácio da Cidade. Segundo Paes, os Editais para devem ser lançados em março.

De acordo com Eduardo Paes, o objetivo do auxílio é ajudar a falta de renda dos cidadãos que atuam no setor carnavalesco. “Ouvimos reivindicações das diferentes ligas, que se referem ao futuro e já vamos preparar 2022, que vai ser o carnaval das galáxias”, afirmou.

O prefeito salientou que estes editais serão voltados para os profissionais dos blocos de rua. Porém, outros voltados para os trabalhadores das escolas de samba estão programados.

O planejamento foi elaborado em uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e da Riotur. Segundo o secretário de cultura Marcus Faustini, ao todo, 125 projetos devem ser contemplados.

Segundo Paes, os editais preveem a construção de uma memória dos blocos de rua, com o incentivo à produção de documentários, catálogos com fotos e outras mídias. Além de promover o estímulo de registros de músicas e interpretações de canções relacionadas à festa para garantir um incentivo aos músicos.

No encontro, Faustini ressaltou que os benefícios serão apenas para os profissionais da cidade. “O edital vai ter regras de território para premiar grupos que comprovem a existência há 3 anos dentro do carnaval carioca. São completamente voltados para a manifestação carioca”, afirmou o secretário.

Aloma Carvalho