Prefeitura do Rio reabre 100 leitos para Covid-19

janeiro 5, 2021 /

Nesta segunda-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que 100 leitos de enfermaria e UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 foram reabertos. Destes, 80 são no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, e 20 no Hospital Souza Aguiar, no Centro.

Os novos leitos abertos são uma tentativa da Prefeitura de retomar os 2,2 mil leitos inativos na rede municipal do Rio. De acordo com a pasta, o Hospital de Campanha do Riocentro será desativado aos poucos, enquanto outros 193 leitos para pacientes com Covid-19 serão abertos em outras unidades.

Segundo o secretário de saúde Daniel Soranz, não é necessário manter uma estrutura provisória se há leitos que podem ser reabertos nas unidades regulares. Ainda de acordo com Soranz, a prioridade é reabrir vagas para acabar com a fila de pacientes esperando por tratamento.

Atualmente, 209 pessoas esperam por internação: 72 aguardam por leitos de enfermaria e 137 por leitos de UTI. “São 2,2 mil leitos desativados, sendo a grande maioria deles por falta de recursos humanos, por falta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem. No Rio de Janeiro, morreram 200 pessoas de Covid-19 para cada 100 mil habitantes. Foi a pior taxa de mortalidade da capitais”, afirmou o secretário.

O estado do Rio de Janeiro registrou nesta segunda-feira (4) 439.345 casos e 25.617 óbitos provocados pelo novo coronavírus. Durante toda a pandemia, o estado contabilizou 408.905 pacientes recuperados.

Foto: Marcos de Paula e Edvaldo Reis/Divulgação

Aloma Carvalho