Prefeitura do Rio divulga relação das escolas que retornam presencialmente

fevereiro 18, 2021 /

A Secretaria Municipal de Educação do Rio apresentou a lista das primeiras 38 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino que retornarão às atividades presenciais na próxima semana e os detalhes das próximas fases de reabertura das unidades. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (18), no Centro de Operações Rio (COR).

Serão reabertas escolas de todas as regiões do município no próximo dia 24/2. Nesta primeira fase, voltam parcialmente alunos da Pré-escola, 1.º e 2.º ano do Ensino Fundamental. A cada semana, a lista de escolas aptas ao retorno presencial será atualizada no site da SME.

O ensino remoto começou no último dia 8/2, por meio da TV Escola, para toda a rede, e a retomada presencial envolve turmas de 38 escolas, que têm 7.730 estudantes (a partir dos 4 anos de idade). O retorno presencial é facultativo.

As aulas presenciais ocorrerão em unidades adequadas ao protocolo sanitário aprovado pelo Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19. Para evitar aglomeração, a quantidade de alunos estará condicionada à conjuntura epidemiológica de cada Região Administrativa da cidade. Se a situação estiver Moderada (bandeira amarela), as unidades escolares poderão receber 75% de seus alunos. Se estiver Alta (bandeira laranja), 50% de sua capacidade. E se estiver Muito Alta (bandeira vermelha), 30% da capacidade.

Pesquisa com responsáveis de alunos das turmas aptas ao retorno presencial no dia 24/2 constatou que 82% deles desejam que seus filhos e filhas retornem às unidades escolares. Para ocorrer a volta ao ensino presencial, a escuta também privilegiou os profissionais de Educação: os conselhos escola comunidade, diretores, professores e sindicato foram consultados pela SME.

— Esse é um processo gradual e a Educação precisa ser uma prioridade no Rio de Janeiro, pois a reconhecemos como uma atividade essencial e, para isso, ela precisa ser priorizada na sociedade. As escolas precisam ser as últimas a serem prejudicadas e as primeiras a serem beneficiadas nesse momento tão adverso. A escola tem um papel insubstituível no que diz respeito à correção de defasagem de aprendizagem, segurança alimentar e acolhimento socioemocional — destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Fases da volta

De acordo com o Plano de Volta às Aulas, na segunda etapa, voltam parcialmente alunos de creches, 3.º ao 6.º ano e 9.º ano. Na 3.ª e última etapa, mais alunos de creches, 6.º ano ao 8.º ano, PEJA e Classes Especiais. Conforme as escolas se adequem às regras, toda quinta-feira serão anunciados os nomes das unidades que retornarão na quarta seguinte. O retorno é optativo para os alunos: cabe aos responsáveis pelo estudante a escolha quanto ao retorno às aulas presenciais, quando estes forem menores de 18 anos. Já os estudantes maiores de idade vão definir diretamente quanto ao retorno às aulas presenciais. E os professores que tiverem comorbidades não atuarão nas escolas, mas sim no modo remoto.

Material pedagógico

Os estudantes que retornarem no próximo dia 24/2 e os demais que seguirem no ensino remoto iniciarão o ano letivo presencial com uniforme e material pedagógico novo. O cartão alimentação no valor de R$ 54,25 também será entregue. A retirada ocorrerá nas escolas a partir desta quinta-feira (18/2). Os responsáveis serão convocados, de forma escalonada, pelas direções das unidades escolares para a retirada dos kits. Estarão disponíveis: materiais pedagógicos com lápis, borracha, caneta e outros itens; livros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD); cadernos pedagógicos; uma camisa de uniforme para todos os alunos e uma camisa extra para estudantes em aula presencial; e um par de tênis por aluno em aula presencial.

Ensino remoto

Desde o início do ano letivo, os estudantes da Rede Municipal já podem conferir as videoaulas elaboradas e apresentadas por professores da Rede Municipal. O Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As videoaulas de Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme). Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial (http://multi.rio/rioeducanatv) reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação, e conteúdos relacionados.

No próximo dia 23/2, será lançado o aplicativo Rioeduca em casa, que poderá ser baixado em smartphones dos estudantes e responsáveis. O acesso é gratuito, pois a SME irá patrocinar os dados para os alunos. Estudantes que não têm equipamentos para acessar a internet ou morem em áreas sem cobertura, vão receber o material didático impresso, o Material Rioeduca, e, em algum momento, irão às escolas deixar as atividades didáticas. Caso o aluno tenha alguma dúvida, ela será respondida na próxima vez em que ele for à escola buscar suas atividades didáticas.

Escolas que retornarão presencialmente no dia 24:

EM MARECHAL ESPERIDIÃO ROSAS – CAJU
EM MEM DE SÁ – RIO COMPRIDO
EM PEREIRA PASSOS – RIO COMPRIDO
EM HUMBERTO DE CAMPOS – MANGUEIRA
EM EDUCANDÁRIO ROMÃO DE MATTOS DUARTE – FLAMENGO
EM VITAL BRASIL – CATETE
EM BOMBEIRO GERALDO DIAS – TIJUCA
EM FREI CASSIANO – TIJUCA
EM MÁRIO FACCINI – ALTO DA BOA VISTA
EM PROFESSOR AFONSO VÁRZEA -INHAÚMA
EM JOSÉ EDUARDO DE MACEDO SOARES – LINS DE VASCONCELOS
EM MEDEIROS E ALBUQUERQUE – ENGENHO NOVO
EM WALT DISNEY – RAMOS
EM CLÓVIS BEVILÁQUA – OLARIA
EM SUÍÇA – PENHA
EM SÃO JOÃO BATISTA – CORDOVIL
EM PRESIDENTE GRONCHI – JARDIM AMÉRICA
EM ALBERT SABIN – VILA DA PENHA
EM MÁRIO PENNA DA ROCHA – HONÓRIO GURGEL
EM MOZART LAGO – OSWALDO CRUZ
EM ROSTHAM PEDRO DE FARIAS – CAVALCANTE
EM MAURICE MAETERLINCK – GUADALUPE
EM PROFESSOR ESCRAGNOLLE DÓRIA – PAVUNA
EM TEMISTOCLES DALMÁCIO PEREIRA – BARROS FILHO
EM LINCOLN BICALHO ROQUE- CURICICA
EM GOLDA MEIR – BARRA DA TIJUCA
CIEP JOÃO BATISTA DOS SANTOS – CIDADE DE DEUS
EM SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI – SENADOR CAMARÁ
EM FERNANDO MAXIMILIANO – SANTÍSSIMO
EM RAUL FRANCISCO RYFF – SENADOR CAMARÁ
EM PROFESSOR LAURO TRAVASSOS – REALENGO
EM ALBERTO NEPOMUCENO – COSMOS
EM MIGUEL DE LARREINAGA – CAMPO GRANDE
EM COMUNIDADE JARDIM PEDREGOSO – CAMPO GRANDE
EM PROf DIONE FREITAS FELISBERTO DE CARVALHO – SANTA CRUZ
EM RIVADÁVIA MANOEL PINTO – GUARATIBA
EM PADRE JOSÉ DE ANCHIETA – JARDIM GUANABARA – ILHA DO GOVERNADOR
EM ANITA GARIBALDI – BAIRRO GALEÃO – ILHA DO GOVERNADOR

Foto: Marcos de Paula/Divulgação

Aloma Carvalho