A Prefeitura de Nova Iguaçu suspendeu as aulas presenciais desta sexta-feira (4), nos turnos da tarde e da noite, nas escolas da rede municipal de educação, devido à previsão de chuvas fortes. As aulas serão remotas. A decisão foi tomada pelo prefeito Dudu Reina na noite de quinta-feira (3), após se reunir com integrantes de seu secretariado. A medida visa garantir a segurança da população, evitando que menos pessoas circulem pelas ruas. A medida preventiva foi seguida pela prefeitura de Belford Roxo horas atrás. Já o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, decretou ponto facultativo no município.
As aulas no turno da manhã acontecerão normalmente, enquanto os estudantes dos períodos da tarde e da noite terão atividades remotas. Profissionais da educação destes turnos também serão dispensados de suas atividades presenciais. As escolas que funcionam como pontos de apoio em caso de chuvas intensas estarão abertas para atender à população.
A Prefeitura também anunciou que equipes das secretarias municipais de Defesa Civil, Ordem Pública, Assistência Social e Meio Ambiente estarão de prontidão para prestar atendimento imediato nos locais em que há previsão de maior incidência de chuvas. A Defesa Civil vai manter a situação sob monitoramento ao longo do dia.
A Defesa Civil conta com o serviço Cell Broadcast, que envia alertas sonoros diretamente para os celulares, em tempo real, para regiões específicas da cidade com avisos e orientações sobre a situação climática. Já o SMS oferece informações sobre o atual estágio climático da cidade. O objetivo é informar a população sobre eventuais riscos em caso de chuvas.
Para se cadastrar, o morador pode enviar gratuitamente uma mensagem de texto para o número 40199 com o seu CEP e passará a receber os avisos. Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta que a população ligue para os números 199 / 3779-0660 / 98160-9740.
Imagens veiculadas minutos atrás pelo telejornal Bom Dia Rio ( TV Globo) mostram ruas do bairro do Corumbá alagadas.
Final de semana com chuvas fortes e alerta de risco para Petrópolis
A nova frente fria que se formou no Sul do país chegou ao Sudeste e deve manter o tempo muito instável nos próximos dias, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Considerada a frente fria mais intensa do outono – e até do ano – esse sistema deve causar temporais em ambos estados e também trazer ventos muito intensos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áreas entre o litoral norte de São Paulo e boa parte do centro-sul do Rio de Janeiro podem ter chuva acima de 100 milímetros por dia nos próximos dias.
ALERTAS DE RISCO: Além do Inmet, que trata exclusivamente da previsão, o órgão federal responsável especificamente por alertar contra desastres naturais no Brasil emitiu na noite desta quinta alertas para situações de grande risco por causa dos temporais.
🔴O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) incluiu em seu relatório um alerta do mais alto nível de risco para sábado e domingo na região de Petrópolis. Há ainda alertas para possíveis deslizamentos e alagamentos em faixas de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de Rio e SP.