A violência de gênero é uma das problemáticas no cotidiano das mulheres brasileiras. De acordo com dados divulgados pela pesquisa “Elas Vivem: liberdade de ser e viver”, em 2023, a cada 24 horas, oito mulheres foram vítimas de violência no país. Agindo dentro desse contexto, a Prefeitura de Mesquita promoverá um workshop de defesa pessoal voltado especificamente à população feminina da cidade no próximo dia 3 de dezembro, às 14h, no Espaço da Mulher Mesquitense.
A atividade será dedicada a ensinar técnicas de proteção que ajudem a preservar a integridade física feminina frente às ações violentas. Para isso, as participantes contarão com a experiência de Hellen de Oliveira, renomada atleta de jiu-jítsu, que comandará a aula. “A ação acontece em razão dos 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero. Essa é uma campanha global para incentivar iniciativas de combate à violência contra mulheres e meninas a nível internacional. No Brasil, o movimento tem início no dia 20 de novembro e costuma ir até o dia 10 do mês seguinte. Aqui, em Mesquita, teremos algumas ações para apoiar a causa, como fazemos todos os anos”, pontua Silvânia Almeida, coordenadora do Espaço da Mulher Mesquitense.
O workshop disponibiliza 50 vagas a serem preenchidas por mulheres com idades a partir de 16 anos. Para fazer a inscrição, basta comparecer à sede do Espaço da Mulher Mesquitense, localizada na Rua Libânia 195, na Vila Emil, de segunda a sexta-feira, portando RG e comprovante de residência até o dia 1º de dezembro, quando as inscrições se encerram.