Uma noite de música, ballet e cultura em prol do cidadão. A abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultural de São João de Meriti, sexta-feira (27), no plenário da Câmara dos Vereadores, debateu propostas que serão incluídas nos planos municipal, estadual e nacional, buscando oferecer atividades culturais no município. A cerimônia de abertura contou com a participação da Orquestra Sinfônica Meritiense, o ballet infantil com as crianças da Casa da Cláudia, grupo de Dança Urbana, o bailarino Ariel Corrêa e o Coral Meritiense.
O prefeito Dr. João participou da solenidade na Câmara e ressaltou a importância de resgatar Cultura em São João de Meriti. “Há cinco anos nosso município não realizava esse encontro, de fundamental importância para discutir as políticas culturais junto com a nossa população. E há pouco mais de um ano conseguimos reativar a cultura do município, com a reforma do Centro Cultural Meritiense”, destacou.
Dr. João disse, ainda, que não está medindo esforços para investir em projetos para atender aos jovens que frequentam as aulas no Centro Cultural. “Fazemos um esforço, com recursos próprios, para que as pessoas aproveitem o espaço. E esse é o nosso objetivo: enaltecer a cultura, rejuvenescer os valores, para que crianças, adolescentes e todo cidadão meritiense possam aproveitar”, finalizou o prefeito.
O subsecretário municipal de Cultura, Fábio Lucchesi, enalteceu o trabalho realizado no Centro Cultural Meritiense. “Hoje é uma noite e de muita emoção. Reativamos um local abandonado, que era usado como depósito de lixo. Nós fizemos um mutirão e hoje temos um espaço que atende semanalmente 3400 alunos, oferecendo cursos variados, como violão, bateria, teatro, dança, abrangendo todos os setores da arte. Lucchesi também destacou o profissionalismo de toda a sua equipe para promover a Conferência e levar mais lazer e diversão à população. “Os profissionais que aqui estão são altamente qualificados. São João é um dos poucos municípios que dão tanta importância à Cultura”, concluiu.
O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Ivan Machado, destacou o trabalho da Prefeitura de São João de Meriti. “Hoje, na condição de presidente do Conselho, afirmo que o conceito de cidadania cultural é um direito ao povo. Assistir concertos, espetáculos, uma peça teatral, é um direito da pessoa. Assim como é um direito do artista em se apresentar e levar a público esse conhecimento”, disse.