Preço da conta de luz sobe na próxima segunda-feira (15), no Rio

março 10, 2021 /

A conta de luz dos consumidores do Rio de Janeiro vai subir. Os reajustes nas tarifas da Light e da Enel Rio, antiga Ampla, foram aprovados nesta segunda-feira (09), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os reajustes entram em vigor no dia 15 de março, próxima segunda-feira.

Para os clientes residências da Light, a alta será de 4,67%; Já para os da Enel, que atende Niterói, Região dos Lagos e o Norte Fluminense, o aumento de 4,65%.

Entretanto, para os consumidores industriais da Light o aumento médio será ainda maior, de 11,83%. No caso da Enel Rio, esse grupo de consumidores terá alta de 10,38% nas suas tarifas.

A falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas registrados em 2020 contribuíram para reajustes deste ano. Sem chuvas, foi preciso acionar mais termelétricas (que são mais caras que as hidrelétricas) para garantir o suprimento.

A alta do dólar também pesou na conta, uma vez que as empresas usam a energia gerada na hidrelétrica de Itaipu, que é paga com base na moeda americana.

Aloma Carvalho