Silmária afirma que OAB não é partidária, defende o respeito à Constituição Federal e ao Estado de Direito Democrático. A nova presidente da OAB de Belford Roxo vai pautar sua administração na defesa das prerrogativas dos advogados e será implacável no combate ao feminicídio na Baixada Fluminense.
A concorrida posse de Silmaria Berriel e de sua diretoria, sexta-feira última ( 28), para comandar a Subseção da OAB de Belford Roxo viralizou nas redes socias. Foram cerca de 10 mil visualizações no Instagram e inúmeros compartilhamentos em outras contas na internet. Lá estiveram Regina do Valtinho, única vereadora de Belford Roxo, os advogados Abelardo Tenório,Coordenador das Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil na Baixada, Cassius Valério, Procurador Geral da Câmara dos Vereadores de Belofrd Roxo, e o represente da presidente da OAB-RJ ( Ana Tereza Basílio), Ricardo Menezes.
Em seu discurso, Silmária agradeceu o apoio dos colegas e destacou que a OAB de sua cidade vai defender o Estado de Direito Democrático, um dos principais artigos da Constituição Federal, os mais necessitados e os que clamam por justiça social em Belford Roxo, além das prerrogativas dos advogados. Ela falou, ainda, de qustões que afetam a Baixada Fluminense, como a violência copntra as mulheres:
– Em janeiro de 2023, foram 87 ocorrências de feminicídio. De janeiro a outubro de 2024 foram 20 casos. Em 2025 já foram 3 casos relatados. Enfim . em Belford Roxo as tentativas de feminicídio subiram 90% em relação a janeiro de 2022 – informou Silmaria.
-Seremos implacáveis nesta questão que mexe com as mulheres, o feminicídio – disse Silmaria, que cobrará das autoridades de todas as esferas de poder proteção para as mulheres de Belford Roxo e das cidades vizinhas.




