Policiais do Programa Segurança Presente se mobilizaram para salvar vidas, desta vez, fora das ruas. Mais de 300 homens e mulheres compareceram ao Hemorio para doar sangue, na última segunda-feira (26). A ação, coordenada pela Secretaria de Governo, ganhou a adesão de policiais penais. O mutirão, que será repetido pelo menos uma vez por ano, tem como objetivo chamar a atenção para a importância da doação de sangue.
– Doar sangue é salvar vidas e estamos aqui para incentivar todos a fazerem o mesmo. Essa campanha é uma forma não só de aumentar o estoque do Hemorio, mas de conscientizar os agentes, suas famílias e a sociedade em relação à importância desse gesto. Essa ação está no nosso calendário e vai acontecer, pelo menos, uma vez por ano – afirma a subsecretária de Projetos Especiais da Secretaria de Governo, Janine Domenech.
O sargento Leandro Gomes, que atua na base do Segurança Presente do Leblon, foi o primeiro doador de ontem. Ele conta que passou a ser doador depois que um tio ficou dias internado.
– Meu tio teve Covid, precisou de sangue e os colegas doaram. Desde então, eu vi a importância de reservar um tempinho para ajudar os que também precisam. Doar sangue deve fazer parte da nossa rotina, deve estar entre nossas prioridades.
O sargento Gustavo Nunes, que atua na base do Recreio, doou ontem pela primeira vez e prometeu voltar.
– Sei que esse sangue pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, desde crianças a pessoas mais velhas. Como cidadão, como policial, que tem como função proteger, salvar vidas, doar sangue é uma das coisas que eu estava devendo. Foi a primeira vez que doei e, a partir de hoje, estou decidido a ajudar mais vezes.
O sargento Marcos Pereira Felix também participou da campanha.
– Estou feliz por poder estar aqui, porque sei que meu sangue vai ajudar pessoas que dependem da doação de cada pessoa para sobreviver. Já tive amigos que sofreram acidentes e precisaram de transfusões de sangue. Sei da importância que esse mutirão.
O estoque de sangue do Hemorio abastece 180 unidades públicas de saúde, entre elas, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federal, além do próprio hospital do Hemorio, que atende a pacientes com doenças hematológicas.
– Campanhas como a do Segurança Presente são sempre bem-vindas para ajudar a salvar vidas. Nesse mês, não tivemos uma queda no número de doações e isso nos preocupa. Mobilizações como essa aumentam o número de doadores diários e fazem o tempo de espera ser menor a quem necessita de sangue – destacou Luiz Amorim, diretor do Hemorio.
Segurança Presente
O Segurança Presente é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro voltada para o reforço da segurança pública em diversas regiões do estado, por meio da presença do policiamento ostensivo.
Desde o início, a operação localizou cerca de 8.930 mil foragidos da Justiça e conduziu mais de 64 mil suspeitos às delegacias.
Atualmente, o programa conta com 42 bases distribuídas por todo o estado, abrangendo bairros da capital, regiões metropolitanas e municípios do interior. Das 42, metade foi inaugurada na gestão do governador Cláudio Castro, expandindo significativamente a cobertura da operação.
Essas bases desempenham um papel crucial na prevenção de crimes, patrulhamento ostensivo e abordagem de proximidade, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade nas áreas atendidas.