Polícia Federal investiga fraudes no auxílio emergencial de beneficiados de Belford Roxo

junho 3, 2022 /

 

São moradores de Belford Roxo os dois indivíduos envolvidos em fraudes para obtenção dos valores depositados  peo governo federal, através da Caixa Econômica Federal, nas contas de beneficiados do auxílio emergencial e de outros programas sociais. Anteontem (1º de junho), agentes da Dlegacia da Polícia Federal em Nova Iguaçu trabalhavam na Operação Zoomers, deflagrada para  desarticular a associação criminosa, especializada em cometer crimesNa ação, cerca 30 policiais federais cumprirfam  três mandados de busca e apreensão nas residências dos alvos, expedidos pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti/RJ. Todos os alvos foram localizados no município de Belford Roxo/RJ, na Baixada Fluminense.

As investigações tiveram início em 2021, após o setor de segurança da Caixa Econômica Federal noticiar que dois indivíduos teriam realizado consultas de cerca de 60 CPFs de beneficiários do auxílio emergencial. A partir daí, foram realizadas diversas análises e cruzamento de dados da Base Nacional de Fraudes em Auxílio Emergencial – BNFAE, quando, então, foi caracterizado o envolvimento dos investigados.

As apurações revelaram que os alvos, após obterem os dados das vítimas (beneficiárias de auxílio emergencial), subtraíam os valores das suas contas ou negociavam a venda destes dados nas redes sociais para que outras pessoas, mal-intencionadas, também pudessem praticar os delitos.

Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, sem prejuízo de eventuais outros crimes que possam surgir no decorrer das investigações.

O nome da operação – Zoomers – faz referência à faixa etária dos alvos, todos em torno de 20 anos. A Geração Z ou Zoomers é definição sociológica para a geração de pessoas nascidas, em média, entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.

[ivory-search 404 "The search form 61543 does not exist"]