Polícia Civil realiza operação de combate ao tráfico de drogas na Baixada Fluminense

abril 16, 2018 /

 

Cerca de 50 policiais civis realizam, nesta segunda-feira (16/04), a Operação Cartoon, de combate ao tráfico de drogas na Baixada Fluminense. A ação visa a cumprir mandados de prisão preventiva e de apreensão de adolescentes infratores, além de mandados de busca e apreensão. A ação, que teve origem em investigação da 62 DP (IMBARIE) conta com agentes de diversas unidades policiais da BAIXADA.

A operação foi desenvolvida a partir de investigação sobre a atuação do tráfico na comunidade de Nova Campina, na Baixada Fluminense. A associação criminosa tem como principal abastecedor de drogas e armas a comunidade da Vila Kennedy. Os traficantes de drogas da Nova Campina também praticam roubos a mão armada na região e irradiam suas ações criminosas para bairros como Jardim Branco e Parque Paulista.

Essa conexão com criminosos da Vila Kennedy traz como consequência a atuação do grupo criminoso nos crimes de roubo e receptação de cargas. A atuação dos traficantes de drogas se estende a outras cinco regiões, são elas: Complexo do Gás; Ilha; Cantão; Sem Terra e Barro Branco. Agem muitas das vezes próximo de escolas, o q agrava a potencialidade lesiva das ações delituosas desempenhados pelo grupo.

O objetivo da Operação Cartoon é cumprir 19 Mandados de Prisão Preventiva, sendo que destes, 6 indiciados já se encontram presos, mas ainda assim continuam interagindo com o grupo, repassando ordens e auferindo lucros ilícitos . O grupo criminoso coopta adolescentes para praticarem atos infracionais.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.