Seis crianças ficaram feridas, na última quinta-feira (22/5), depois de serem atacadas por um cachorro da raça pit-bull que invadiu a Escola municipal Liberdade, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as lesões foram leves e nos pés.
De acordo com secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho, as crianças foram levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João XXIII e já receberam alta.
“As crianças estão sendo assistidas pela Prefeitura, já foram vacinadas e o animal vai ficar na observação e 10 dias para observar o seu comportamento”, afirmou o secretário.
O cachorro, que estava em situação de abandono, entrou na escola no começo da aula. Depois dos ataques, funcionários do estabelecimento de ensino conseguiram conter o pit-bull.
“Nossas equipes já recolheram o animal, que tá sendo encaminhado ao centro de controle de zoonoses. Lá, ele vai passar por leitura para saber se é microchipado, se for microchipado vai facilitar a identificação desse tutor”, explica Luiz Ramos.
O secretário, ainda, fez um apelo aos tutores de animais ferozes.
“As pessoas precisam ter maior conscientização sobre a guarda responsável desses animais mais ferozes, não podem deixar esses animais soltos pelas ruas para não acontecer acidentes que possam trazer prejuízo a vida de outras pessoas e dos próprios animais”, afirmou o secretário.
Luiz Ramos filhos, por fim, destacou que o número de denúncias de animais abandonados, principalmente da raça pit-bull, está aumentado e que “o abandono de animais é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão”.