
PIRAÍ - ARROZAL-RJ - Reinalguração do Casarão Cultural Memórias do Vale. Artesanato local Foto: Carlos Magno
Pezão inaugura nova sede de Casarão Cultural em Piraí
janeiro 30, 2018 /
Imóvel que preserva a memória da região do Vale do Café foi restaurado com apoio Secretaria Estadual de Cultura
O governador Luiz Fernando Pezão e a primeira-dama Maria Lúcia Horta Jardim participaram nesta terça-feira (30) da reinauguração do Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores, imóvel tombado pela Prefeitura de Piraí que estava fechado há quatro anos. O prédio, que faz parte do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade, passou por obras de restauração e reabre ao público como um novo ponto turístico da região.
Com a reforma do sobrado de dois andares, localizado no distrito de Arrozal, o Casarão volta a oferecer atividades coordenadas pela Pastoral da Criança, como rádio comunitária, oficinas de artesanato, cerâmica e aulas de jongo, entre outras. A nova sede ganhou ainda novos espaços como o auditório, sala multiuso, salas de exposição temporárias, área externa e anfiteatro.
– Estou muito feliz de, no meu último ano de governo, poder participar de um projeto desses, do restauro de um prédio tão importante, num distrito que está crescendo e que vai crescer muito mais. Aqui é um símbolo não só de Arrozal como da cidade de Piraí e de toda a região. Tenho certeza que vai virar um ponto turístico extraordinário – destacou o governador.
Ao lado da irmã Elizabeth, gestora do Casarão, a primeira-dama do estado disse que a restauração é como a realização de um sonho para a região.
– Esse é um sonho de 20 anos juntas, meu e da irmã Elizabeth, e a gente tem certeza que esse vai ser um espaço muito especial para toda a comunidade – afirmou.
Arquiteta responsável pela reforma, Jaciara Paes contou que o trabalho foi um grande desafio, pois o imóvel estava muito descaracterizado.
– Esse é projeto muito interessante porque não foi apenas restaurar um lugar para as pessoas verem, e sim um lugar que tem uso, tem vida. É um patrimônio que conta um pouco a história das pessoas e elas estão aqui dentro – ressaltou.
A restauração foi aprovada pelo Iphan e Inepac, por meio de leis de incentivo à cultura Federal e Estadual, e teve o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, e patrocínios da Petrobras, Light, Ceg e a CCR.
Prédio histórico
O Casarão, ou antiga Fazenda Sobrado, como era conhecida, é localizado na praça principal do distrito de Arrozal e faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade de Piraí. O local é um ícone de construção de um tempo. Construída pela família Breves, a edificação é um exemplo da arquitetura civil que marca o ciclo do café. A Mitra Diocesana de Volta Redonda é a atual proprietária do imóvel e a Prefeitura Municipal de Piraí a comodatária.
Foto: Carlos Magno/Divulgação
Paulo Cézar
PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.
