Ícone do site Nova Iguassu Online

Pezão é o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba

Pezão foi aclamado presidente do Consórcio de Saúde da região de Piraí pelos 12 prefeitos da do Médio Paraíba. Ele já encaminhou o pedido de um helicóptero ao deputado federal Dr. Luizinho (PP) para conseguir recursos em Brasília.

Uma das prioridades da região é a aquisição de um helicóptero para agilizar o transporte de pacientes

O prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi eleito por aclamação, nesta sexta-feira (31), como o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa). A eleição ocorreu durante assembleia extraordinária realizada na Prefeitura de Volta Redonda, com a participação dos doze prefeitos que integram o consórcio. Pezão assume o cargo no lugar de Ednardo Barbosa, ex-prefeito de Pinheiral, para um mandato de quatro anos.

Entre as prioridades da nova gestão, está a ampliação dos serviços de saúde na região.

“Temos um grande desafio pela frente. Queremos aprimorar os atendimentos de oncologia e cardiologia em Barra Mansa, Resende e Volta Redonda, implantar um serviço de neurocirurgia no Hospital Regional e viabilizar a criação de um Centro de Diagnóstico de Autismo”, destacou Pezão.

O prefeito de Resende, Tande Vieira (PP), foi escolhido para a vice-presidência do consórcio. Ele ressaltou a importância de expandir as especialidades do Hospital Regional e aumentar a contratação de procedimentos de alta complexidade.

“Nossa meta também é transformar o Cismepa em um consórcio multifinalitário, permitindo a atuação em outras áreas do desenvolvimento regional”, afirmou Tande.

Uma das principais propostas da nova diretoria é a aquisição de um helicóptero para agilizar o transporte de pacientes. A aeronave deve ser baseada no Hospital Regional Zilda Arns, em Volta Redonda, reduzindo o tempo de deslocamento até a capital, especialmente diante dos frequentes congestionamentos na Serra das Araras.

“Já encaminhamos um ofício ao deputado federal Doutor Luizinho (PP) e vamos trabalhar junto à bancada do Rio de Janeiro e aos senadores para garantir recursos”, explicou Pezão.

Criado em 1998, o Cismepa atende a uma população de aproximadamente 922 mil habitantes e conta com um orçamento municipal de R$ 595 mil para 2025. Além disso, recebe R$ 2,4 milhões em repasses estaduais e federais para o custeio do Samu, que possui o menor tempo de resposta do estado. O consórcio também é responsável pelo Serviço Regional de Certificação de Óbito.

O secretário-executivo do consórcio, Rodrigo Lages, destacou a experiência política de Pezão e Tande como um diferencial para a captação de recursos.

“Com a influência de Pezão em Brasília e o acesso de Tande à Alerj e ao governador, temos confiança de que avançaremos muito nos próximos quatro anos e conseguiremos novas verbas para beneficiar as doze cidades”, concluiu.

Com informações do Diário do Vale

Sair da versão mobile