Ícone do site Nova Iguassu Online

Pesquisa mostra que cidades da Baixada têm piores serviços públicos do Brasil

São João de Meriti, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias apresentaram os piores indicadores em critérios, como segurança pública, saúde, educação, saneamento

Entre as 25 cidades com a pior avaliação no estudo Desafios da Gestão Municipal 2024, seis são localizadas no Rio de Janeiro.  A pesquisa tem como foco a avaliação do desempenho dos 100 municípios mais populosos do Brasil nos quesitos: saúde, educação, saneamento e segurança pública. Das seis cidades fluminenses mais mal avaliadas, quatro estão na Baixada, e ocupam as últimas posições.

Segundo a Agência Brasil, o ranking nacional avalia comparativamente os municípios com base em indicadores, como taxa de mortalidade por habitante, acesso a atendimento pré-natal, quantidade de crianças matriculadas nas escolas, entre outros quesitos.

As cidades do Rio de Janeiro que ficaram nas últimas posições do ranking foram São João de Meriti (95ª), Nova Iguaçu (96ª), Belford Roxo (98ª) e Duque de Caxias (99ª), todas localizadas na Baixada Fluminense. Campos dos Goytacazes (82ª) e São Gonçalo (92ª) também apresentaram números ruins.

Em sua sexta edição, a sondagem foi realizada pela consultoria Macroplan, que avaliou indicadores relacionados ao período de 2010 a 2023. O recorte, que partiu de um índice próprio, com critérios semelhantes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),  acompanhou os dados das últimas cinco gestões municipais.

Sair da versão mobile