Segundo a pesquisa, 65% consideram sua decisão de voto definitiva e 34% ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição (na pesquisa divulgada em 12 de setembro eram 58% e 40%, respectivamente).
O candidato do PP e mais dez partidos à Prefeitura de Nova Iguaçu, Dudu Reina, seria eleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje. É o que mostra a mais recente pesquisa do Ipec (antigo Ibope) divulgada nesta quinta-feira (26/09). Com 45% das intenções de voto, Reina tem mais que a soma de seus adversários.
Contratada pela Rádio Tupi, o levantamento mostra que Dudu Reina segue à frente na disputa pela prefeitura do município, oscilando de 44% para 45% nesta rodada. Em segundo lugar aparece Clébio Lopes Jacaré (UNIÃO), que manteve os 16% do levantamento anterior, enquanto Tuninho da Padaria (PT) caiu de 13% para 9%. Iza Dutra, do Novo, se manteve com 3% enquanto Aluisio Gama (PSB) e Dr Leonardo Mazzutti (Rede) registram o mesmo percentual obtido no levantamento anterior, 2% cada.
Eleitores que pretendem votar em branco ou anular seu voto somam 13% mais uma vez, ao passo que os indecisos passam de 8% para 9%. Os dados foram coletados entre 21 e 23 de setembro. Segundo a pesquisa, 65% consideram sua decisão de voto definitiva e 34% ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição (na pesquisa divulgada em 12 de setembro eram 58% e 40%, respectivamente).
Rejeição
Clébio Jacaré é o candidato com maior índice de rejeição, onde 32% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo aparece Tuninho da Padaria, com 26%, seguido por Aluisio Gama (18%), Iza Dutra (16%), Dudu Reina (11%) e Leonardo Mazzutti (10%.).
Em um eventual segundo turno, Reina venceria em todos os cenários, aponta a pesquisa do Ipec. Numa disputa com Tuninho, Dudu Reina teria 57% das intenções de voto contra 17% do petista. Numa eventual disputa contra Clébio Jacaré, Reina teria 53%, enquanto o candidato do União seria votado por 24%.
A pesquisa Ipec está registrada no TSE sob o número RJ-06683/2024. Foram ouvidos 800 eleitores entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.