A Confederação Nacional do Transporte (CNT) apresentou nesta terça-feira (7) os resultados da pesquisa que analisou o desempenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo os dados, o petista alcançou uma taxa de aprovação de 37,4%, considerando as avaliações positivas (ótima ou boa), enquanto 30% dos entrevistados expressaram avaliação negativa (ruim ou péssima).
Este é o pior indicador registrado durante o terceiro mandato do presidente.
Comparado ao levantamento realizado pela CNT em janeiro deste ano, Lula sofreu uma queda de seis pontos percentuais. Naquela época, o índice de aprovação era de 43%, com 28% de avaliações negativas.
A pesquisa também revelou que 39,9% dos entrevistados consideram que as decisões do presidente são igualmente boas e ruins, um aumento em relação aos 36% registrados no levantamento de janeiro. Entretanto, entre aqueles que acreditam que as decisões são predominantemente boas, o índice caiu de 37% para 29,5%, enquanto o número dos que apontam decisões ruins subiu de 25% para 27,9%.
A comparação com o governo de Jair Bolsonaro (PL) também evidenciou uma piora desde janeiro. Naquele mês, 48% dos entrevistados consideravam o governo de Lula melhor do que o governo anterior; agora, esse número diminuiu para 43%. Por outro lado, 29% dos entrevistados achavam a gestão do petista pior em janeiro, enquanto em maio esse índice subiu para 32%.
O presidente da CNT, Vander Costa, destacou a necessidade de avançar em projetos e ações que possam impulsionar a economia, reduzir a sensação de insegurança e melhorar o atendimento no serviço público. Ele enfatizou também a importância de melhorar o relacionamento entre o governo federal e o Congresso para promover um diálogo construtivo e garantir o andamento eficiente de projetos prioritários.
A Pesquisa CNT de Opinião foi realizada de forma presencial entre os dias 1° a 5 de maio, entrevistando 2.002 pessoas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Com informações do Metrópoles