O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai construir quatro novas escolas da rede estadual de ensino. As unidades vão oferecer um total de 7.680 vagas, para Ensino Médio Regular e para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas ficarão nos municípios do Rio de Janeiro, Armação dos Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras, e a previsão é de que as obras estejam concluídas até o final de 2026.
As obras serão executadas pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A verba para a construção virá do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Homenagens a personalidades
Como forma de homenagear figuras importantes para os fluminenses e o país, as novas escolas levarão o nome de Rei Pelé, Ziraldo Alves, em tributo ao escritor e cartunista que morreu no ano passado, e das jornalistas Glória Maria e Susana Naspolini.
Esta não é a primeira vez que o Governo do Estado homenageia famosos. A própria Susana Naspolini já foi homenageada, em 2023, quando o Centro Médico inaugurado no Morro do Pavão-Pavãozinho recebeu o nome da jornalista. No ano passado, o tradicional Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, Zona Sul do Rio, passou a se chamar oficialmente Colégio Estadual Senor Abravanel, nome de registro de Silvio Santos.