O deputado federal Pedro Paulo (PSD) ajuizou uma ação popular contra a concessionária Águas do Rio, Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), Cedae e o Estado do Rio por conta da falta de abastecimento em mais de 30 bairros do Rio.
“É um absurdo deixar a população de mais de 30 bairros do Rio de Janeiro sem abastecimento de água em meio a essa onda de calor, justo no dia em que o Rio atingiu o NC4 – o segundo maior nível do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo”, afirmou Pedro Paulo.
No pedido de liminar na ação, Pedro Paulo solicita que o reabastecimento de água seja providenciado imediatamente, sem qualquer prejuízo aos moradores afetados, em 24 horas, por carros pipa, ou outros meios.
Além disso, também foi pedida a condenação dos quatro réus no ressarcimento dos danos, materiais e morais, suportados pela população afetada. Isso se daria por meio de desconto em conta de água futura e indenização.
“Não é possível que, no dia em que o Rio de Janeiro registrou a temperatura mais alta da história da cidade na última década (44 graus!), os fluminenses não tenham água na torneira para suportar o calor. É desumano, cruel e essa situação não ficará assim”, justificou Pedro Paulo.
AÇÃO CONTRA ÁGUAS DO RIO PELA FALTA D’ÁGUA NA ZONA NORTE DO RIO!
1.Ajuizei, agora à noite, uma Ação Popular contra a Águas do Rio, AGENERSA, Cedae e Estado do Rio de Janeiro. pic.twitter.com/dCBoi5YAFd
— Pedro Paulo (@pedropaulo) February 18, 2025