Nesta sexta-feira (31), o Parque Nacional do Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, entrou para os registros meteorológicos do Brasil ao registrar a menor temperatura do ano, marcando -8,5ºC. O fenômeno ocorreu por volta das 6h50 em uma estação situada a cerca de 2.450 metros de altitude.
O intenso frio transformou a paisagem do Parque Nacional, com agulhas de gelo surgindo e modificando a aparência dos arredores. O fenômeno conhecido como “needle ice” foi observado próximo ao Abrigo Rebouças, a 2.380 metros de altitude.
De acordo com a meteorologista especialista da Tempo OK, Maria Clara Sassaki, o needle ice é comum em áreas com alta umidade no solo e temperaturas muito baixas na superfície. “A água presente no solo congela ao entrar em contato com a atmosfera de temperatura negativa”, explicou Sassaki, acrescentando que o formato de agulha é resultado da capilaridade, onde a água infiltrada no solo é trazida para a superfície.
O frio intenso também causou o congelamento do córrego próximo ao Abrigo Rebouças pelo segundo dia consecutivo, evidenciado em imagens capturadas pelo guia Demilson Rodrigues por volta das 7h54, quando o termômetro registrava aproximadamente -3,1ºC.
Este é o terceiro registro de menor temperatura do ano no Brasil pelo Parque Nacional do Itatiaia. Nos dias 20 e 21 de abril, a reserva já havia marcado -3,5ºC e -5,8ºC, respectivamente.
O levantamento anual das menores temperaturas é conduzido pela WS Consultoria Climatológica, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com informações do g1