Paraná Pesquisas aponta Bolsonaro em primeiro lugar e empate na margem de erro entre Ciro Gomes, Marina e Alckmin

agosto 15, 2018 /

 

O novo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (15), mostra o capitão reformado do Exército e  deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) na liderança da corrida presidencial, com 23,9% das intenções de voto em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa. A outra vaga no segundo turno é disputada por Marina Silva (Rede) (13,2%), Ciro Gomes (PDT) (10,2%) e Geraldo Alckmin (PSDB) (8,5%) – empatados na margem de erro.

 

Em um cenário com Lula na disputa, o petista lidera com 30,8% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 22%. Lula está preso há quatro meses em Curitiba. O juiz Sérgio Moro julgou o ex-presidente por corrupção passiva no processo do tríplex do Guarujá e o condenou há 11 anos de cadeia. Lula recorreu da sentença, mas o Tribunal Federal da 4ª Região manteve a condenação, aumentando o período de prisão.A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de agosto de 2018, com 2.002 eleitores de todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o n.º BR-02891/2018 para o cargo de presidente.

Por estar inelegível, Lula está impedido de ser candidato a qualquer cargo público porque foi condenado em segunda instância. Ele é ficha-suja, embora seu partido, o PT.  e o MST estejam nas ruas em Brasília fazendo barulho para inscrevê-lo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato que substituirá Lula é o ex-prefeito Fernando Haddad, o Plano B do PT, e a deputada estadual gaúcha  Manuel D’Avila, do PC do B, será a Vice desta aliança. O TSE recebeu hoje a inscrição de 13 candidatos à Presidência da República nas eleições de 7 de outubro.

 

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.