O Papa Leão XIV criou um perfil no Instagram na última terça-feira (13), anunciou o Vaticano. Pouco mais de uma hora após a criação, a conta já tem mais de 250 mil seguidores.
“Siga o papa Leão XIV no Instagram”, afirmou o Vaticano em publicação no X.
O novo perfil conta do papa segue outras 20 contas, todas relacionadas ao Vaticano e à Igreja Católica. A conta de Leão XIV utiliza o nome “Pontifex”, latim de “pontífice”. A legenda do perfil, onde que geralmente leva mensagem mais importante para o dono da conta, escreve: “Que a paz esteja com todos vocês.”
A primeira publicação do perfil contem um carrossel de fotos suas e de diversos eventos em que ele já participou desde que ele foi papa, como a bênção Urbi et Orbi lidas aos fiéis momentos após ter sido eleito papa até, audiência com cardeais, encontro com jornalistas da imprensa mundial, visita ao túmulo do papa Francisco e a bênção do último domingo (11). Veja abaixo:
A publicação também contém um trecho traduzido em diversos idiomas do primeiro discurso que fez aos fiéis na varanda da Basílica de São Pedro na quinta-feira (8), pouco após ter sido eleito o novo papa:
“A paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado, o Bom Pastor. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a terra”, afirmou o papa a primeira publicação.
O papa Francisco, seu antecessor, também tinha contas em redes sociais, como Instagram e no X. No Istagram, ele tem cerca de 10,4 milhões de seguidores e o nome é “Franciscus”, “Francisco” em latim. Na rede social de Elon Musk, o nome da conta era “Pontifex”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Z/M/9QwSMPS9AR4ZWVeRBN7Q/gq1qmcrwgaiermk.jpg)